A Companhia de Saneamento do Pará, Cosanpa, inicia nesta quarta-feira, 11, fiscalização em imóveis do Distrito de Icoaraci em Belém. A intenção é conferir de perto se as residências que constam como ramais inativos no cadastro da empresa, oriundo do antigo Serviço de Abastecimento de Água de Belém-SAAEB, estão mesmo sem receber o fornecimento de água. “Quando assumimos os clientes do SAAEB de Icoaraci, percebemos que muitos estão utilizando a água da rede de distribuição e não pagam pelo serviço porque são considerados inativos e nem sequer recebem a fatura”, informou Ivanildo Almeida, Coordenador Executivo da Unidade de Negócios Augusto Montenegro da Cosanpa.
Paralelo ao serviço de fiscalização aos inativos, as equipes vão começar a distribuir aviso de corte aos usuários que começaram a receber a fatura da Cosanpa desde fevereiro deste ano e ainda não efetuaram o pagamento. “Neste primeiro momento, a Cosanpa quer fazer um alerta aos usuários e chamar para a negociação dos débitos. Se esta ação, não gerar resultado, vamos partir para o corte do fornecimento de água”, acrescentou Ivanildo Almeida.
O início das fiscalizações em Icoaraci foi apresentado em uma reunião entre assessores da Cosanpa e a equipe da Agência Distrital de Icoaraci. Armando Tavares, Agente Distrital de Icoaraci disse que é importante a população regularizar seu cadastro junto à Cosanpa para que a empresa possa investir no distrito. “Precisamos trabalhar em parceria com a Cosanpa para que o serviço seja ampliado”, concluiu.
A Cosanpa assumiu no início deste ano o abastecimento de água em Icoaraci, parte da Pratinha, Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba (onde não há cobrança pelo serviço). Desde então, tem feitos melhorias significativas nos sistemas, como a troca de equipamentos. Também foram contratatos por processo seletivo, 134 profissionais para atuarem nessas áreas.
Para negociar os débitos, o cliente pode procurar a loja de atendimento da Cosanpa, localizada na Rua 2 de Dezembro com a Souza Franco e que funciona de 08h às 14h de segunda a sexta