Por volta de 4h da manhã desta quinta, 16, o vigilante da Estação do CDP da Cosanpa no conjunto Paraíso dos Pássaros percebeu uma movimentação, próximo ao quadro de comando do sistema e ao se dirigir ao local, encontrou o cadeado rompido e o poço desligado. Ele acionou os operadores responsáveis pela área que detectaram que houve uma tentativa mal sucedida de furto de cabos e equipamentos do quadro. Eles restabeleceram o funcionamento do poço em seguida. “Nós já constatamos que por muito pouco não houve danos aos equipamentos e já providenciamos cadeado novo para o quadro de comando”, informou a gestora da Unidade Norte da Cosanpa, Cleide Ferreira.
Na quarta-feira passada, 8, houve um furto em outro poço do sistema CDP à 100 metros da estação, quando foram levados 30 metros de cabos de cobre do sistema. Em 10 de abril deste ano, 6 homens invadiram a estação e renderam o vigilante e um operador, levando vários equipamentos e destruindo a área do poço 4, que até hoje ainda não foi totalmente recuperado dada a destruição que incluiu a retirada do quadro de comando e do transformador de energia.
“Esses dois casos nós registramos na Seccional da Sacramenta e a investigação já sabe a placa do veículo que levou os cabos no último furto. A polícia civil não nos deu detalhes da investigação mas estamos bem perto de descobrir quem está fazendo esta série de ataques à estação de tratamento e distribuição de água do CDP”, disse Cleide Ferreira.
Segunda a engenheira assistente da Unidade, Kátia Monteiro, tanto a companhia como a população são prejudicadas com a ação dos assaltantes. “Até agora não conseguimos recompor por completo o setor do poço 4 e por isso está havendo racionamento na área do CDP que compromete o abastecimento”, explicou. A previsão é que o problema seja totalmente resolvido no fim de junho. A informação foi repassada ao repórter da Tv Liberal, Guilherme Mendes em entrevista ao vivo no Jornal Liberal Primeira Edição desta quinta-fira, 16.
Para reforçar a segurança, o setor de patrimônio da Cosanpa irá reformar o muro da estação do CDP.