A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) já normalizou o abastecimento de água no conjunto Euclides Figueiredo, no bairro da Marambaia, em Belém, após o conserto de vazamentos na rede que atende ao residencial. Agora, a água chega às casas com a pressão certa, permitindo aos moradores o uso sem qualquer restrição.
“Nós estávamos há muito tempo tentando descobrir o que causava a baixa pressão nas casas do conjunto, até que recebemos denúncias da população, que ouviu ruídos na rede. Entramos com a equipe e descobrimos cinco vazamentos ocultos na rede, que impediam, por exemplo, que a água subisse aos chuveiros de algumas casas”, informou Cleide Ferreira, gestora da Unidade Norte da Cosanpa.
A empresária Eliane Souza, moradora do conjunto Euclides Figueiredo há 14 anos, disse que após o conserto dos vazamentos a pressão da água em sua casa melhorou. “Reconheço o esforço da Cosanpa para tentar melhorar o abastecimento de água no conjunto, porque depois do reparo a pressão da água na minha casa subiu, o que permitiu água de volta ao chuveiro”, acrescentou a moradora.
A equipe da Cosanpa também descobriu, no conjunto Euclides Figueiredo, dois lava a jatos clandestinos, que funcionavam com água da rede de distribuição da companhia, o que é proibido por lei. Os estabelecimentos irregulares foram fechados.
A Cosanpa fará no residencial uma busca por ligações clandestinas de água, uma suspeita repassada à equipe por vários moradores.
Por Andrea Cunha