O transporte e encaixe do transformador substituto de 1000 KVA são as partes mais complicadas da troca do equipamento, que acontece na subestação elétrica que atende a Estação Elevatória de Água Bruta do Utinga em Belém. Para o trabalho, foi necessário o uso de um caminhão munck.”A substituição faz parte do controle preventivo de manutenção da unidade para possibilitar que o transformador a ser substituído passe por uma revisão enquanto um transformador substituto recuperado possa operar em condições mais favoráveis”. Informou o engenheiro elétrico da Cosanpa, Thiago Marinho. Ainda segundo ele “a melhoria será no plano estrutural do parque industrial da empresa, que terá um maior grau de confiabilidade do sistema quanto a falhas no sistema elétrico. Consequentemente, haverá uma redução de interrupções por falha elétrica deste sistema”.
O serviço que começou pontualmente às 10h desta terça, 28, ocorre sem anormalidades, durante toda a manhã. “Todas as dificuldades foram ultrapassadas com mais tempo dedicado a instalação do transformador e vamos energizar o sistema às 14h”, informou Lázaro Dias, engenheiro da Cosanpa.
Por conta do serviço, a subestação elétrica do Utinga foi desligada e 4 setores da companhia não funcionaram, provocando problemas no abastecimento nos bairros do Comércio, Campina, Cidade Velha, Reduto, Jurunas, Batista Campos, Umarizal, Nazaré, Marco,Souza e Curió Utinga. Em alguns bairros, a parada programada demorou para ser sentida nas troneiras porque houve a preocupação em encher os reservatórios que seriam atingidos. “Nós mantemos a previsão de 16h, acontecer o retorno da água nesses 11 bairros”, informaram os engenheiros da Cosanpa.