A Companhia de Saneamento do Pará (Consapa) conseguiu solucionar o problema da intermitência no abastecimento no fornecimento de água, os consumidores que do CDP – Providência, Promorar, Paraíso dos Pássaros, além de partes de Val de Cãns e Barreiro, já tem o fornecimento de água normalizado desde o início de agosto. Tudo começou em abril, quando o setor de distribuição de água da Companhia foi saqueado, em Val de Cãns, onde foram levados 180 metros de cabos que faziam as ligações elétricas no local.
De acordo com a gestora da Unidade de Negócios do Norte, Cleide Ferreira, medidas emergenciais tiveram que ser tomadas para garantir a segurança no local. “Tivemos que emergencialmente fechar partes dos muros que estavam danificadas e construir uma nova casa para os novos quadros de comando”, afirmou.
Por conta do primeiro furto em abril, o setor que operava com quatro poços, passou a operar com três, ou seja, 75% da capacidade. Em junho, outro roubo no local fez com que mais um poço parasse, ocasionando, assim, mais intermitência na água que é fornecida à população. Ao todo, mais de 60 mil pessoas foram afetadas por conta dos roubos e furtos no local.
Cleide Ferreira salientou que várias frentes de trabalho foram feitas para garantir que a população tivesse de volta o serviço básico de água. “Foi feita a limpeza do terreno, onde, mais de uma tonelada de lixo e entulho foi retirada”, argumentou. Além disso, outras medidas estão sendo tomadas para que não haja mais intermitência nos locais. “A Cosanpa abriu licitação para terminar a reforma do muro e instalação de consertinas, o que garantirá ainda mais segurança ao local”, ponderou.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro, Antonio Correia Damasceno, afirmou que a Cosanpa estava empenhada em resolucionar o problema no local. “Estive reunido com o presidente da Cosanpa e ele mostrou boa vontade em solucionar o problema da população”, atestou. Enemias de Lima e Amélia Magno, moradores do Conjunto Paraíso dos Pássaros também concordam que houve empenho em solucionar o problema. “Foi resolvido o problema, melhorou em 100% a nossa situação”, comentou a dona de casa.
Cleide Ferreira disse que o sistema que abastece estes bairros está operando com a capacidade máxima. “Hoje o sistema aqui no CDP está operando com 1.300 metros cúbicos, o que garante um bom volume de água à população”, finalizou a gestora.
Texto e Fotos: Gerlando Klinger