Softwares desenvolvidos pela Fadesp agilizarão programas de cadastro e recadastramento e de recuperação de crédito a clientes da Cosanpa.
Em outubro, a Companhia de Saneamento do Estado (Cosanpa) estará lançando o programa de cadastro e de recadastramento a partir da atualização do GSAN – software livre, disponibilizado gratuitamente pelo Ministério das Cidades às companhias de saneamento do país, e que no Pará é desenvolvido pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP).
O programa começa inicialmente pelo município de Santarém e depois será estendido a outras cidades.
O software foi aprimorado para transmitir em tempo real à companhia, as informações coletadas durante as visitas técnicas nas residências dos clientes.
Com isso, a Cosanpa espera aumentar a arrecadação estadual, informa o presidente da companhia Luciano Dias.
Outro programa a ser lançado a partir da modernização do parque tecnológico da companhia de saneamento é o de recuperação de crédito a clientes inadimplentes.
Ele oferecerá descontos de até 90% a clientes em débitos há mais de 10 anos, por exemplo. O software agilizará na conversão dos cálculos dos descontos a serem concedidos. Tornando o serviço e a negociação mais ágil entre a companhia e o cliente.
A previsão, segundo o diretor de Mercado da Cosanpa João Hugo Barral, é que o programa seja implantado em cerca de 53 dias.
O GSAN está em funcionamento desde 2009 no Pará, e as adaptações do sistema à realidade da Cosanpa são feitas pela FADESP. Entre os serviços já desenvolvidos no software, está a leitura do hidrômetro com impressão simultânea da conta através de aparelho medidor.
O que coloca a Cosanpa, segundo Luciano Dias, dentre as companhias de abastecimento que mais inova no país.
Os últimos ajustes para a implantação dos softwares foram acertados em uma reunião realizada nesta quinta-feira, 08, na sede da Fadesp, no Campus da UFPA no Guamá, em Belém, entre o presidente da Cosanpa Luciano Dias; o diretor de Mercado da companhia João Hugo Barral; o coordenador de Desenvolvimento Institucional da fundação João Pena e o diretor executiva da FADESP Sinfronio Brito.