A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) inicia na próxima terça-feira, 20, uma força tarefa de corte dos clientes inadimplentes nos bairros de São Brás, Fátima, Canudos, além de parte da Pedreira e Marco. Os clientes que estão inadimplentes com a conta de água por mais de 30 dias e já receberam um aviso de corte estão sujeitos a terem o abastecimento suspenso a partir de terça feira. Nos próximos dias, a força tarefa será levada a outros bairros de Belém.
Em números, são 9 milhões e 200 mil faturas em atraso. Isso porque um só cliente pode ter várias faturas atrasadas. Em valores, são R$ 324 milhões e 800 mil reais.
De acordo com o Gestor de Recuperação de Crédito da Cosanpa, Robson Querino, a companhia trabalhou em duas fases para diminuir a inadimplência dos clientes. “A primeira fase foi o início da campanha Conta em Dia que dá descontos aos clientes e a segunda fase é o mutirão de corte em alguns bairros de Belém”, apontou. Ele informa ainda que o corte do cliente é avisado sobre a inadimplência e a possibilidade de corte. “Emitimos um aviso para o cliente, primeiramente sobre a inadimplência e depois sobre o corte”, disse. Ainda de acordo com ele, os cortes só serão feitos em clientes que já têm o aviso de corte.
Depois de cortado o abastecimento, o cliente tem que vir a uma loja de abastecimento da Cosanpa para renegociar a dívida e para isso ele pagará uma taxa para ter o abastecimento reabilitado novamente. “É necessário negociar o débito, e depois pagar uma taxa de religamento que pode ser a normal e a de emergência e que custam entre R$ 84,00 e R$ 101,00 respectivamente”, afirmou.
Negociação – O mutirão de corte ocorre simultaneamente com a realização da Campanha Conta em Dia que a Cosanpa iniciou no último dia 12 de setembro. Os descontos para a renegociação de débito podem chegar a até 90% no valor principal da conta e 100% de juros, multas e atualização monetária.
De acordo com o Diretor de Mercado da Cosanpa, João Barral, até agora foram feitos 134 atendimentos, dos quais 79 fizeram renegociação. “Essas negociações são importantes não só para a companhia garantir o seu serviço, também como para o cliente que ganhar na hora de negociar”, pontuou Barral.
O diretor afirmou que atualmente a inadimplência na Cosanpa chega aos 30%, mas que o ideal seria 8%. “Preocupa muito porque nós sabemos que os investimentos, melhorias e manutenção de rede e de sistemas requerem recursos e esses recursos vêm da arrecadação que a empresa tem”, confirmou. “Então é necessário que haja conscientização dos clientes e consumidores para que entenda que quando recebemos esses recursos damos a eles um melhor serviço”, observou João Barral.
A Campanha ‘Conta em Dia’ segue até o próximo dia 4 de novembro e é uma oportunidade única que o cliente tem para ficar adimplente com a companhia. O diretor afirmou que os clientes ao participarem da campanha têm várias condições de pagamentos. “Eles podem parcelar ou pagar à vista. E à vista, os clientes ainda têm 20% de desconto no valor”, explicou João Barral.
Até agora, a Cosanpa já arrecadou com as negociações feitas na Campanha mais de R$ 118 mil e é esperado que a demanda aumente, até o mês de outubro. “Podemos dizer que a primeira semana foi um sucesso e como a campanha vai até novembro, a tendência é que em outubro o número de negociações aumente”, finalizou João Barral.
Em Belém, as negociações acontecem na loja de atendimento de São Brás na Avenida José Bonifácio de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.