O Brasil foi representado por uma paraense no curso promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). A engenheira sanitarista da Companhia de Saneamento do Pará, Tatiana Costa, foi selecionada para apresentar um plano de ação durante o curso “Capacity Building of Local Governments for Development with Community Participation”, realizado durante os meses de setembro e outubro de 2021.
O curso, com objetivo de aperfeiçoar o conhecimento de servidores públicos foi realizado em parceria com o Governo do Estado do Pará. Durante o curso, os participantes desenvolveram habilidades com foco no desenvolvimento de comunidades locais dentro de suas atividades profissionais. Por conta da pandemia, pela primeira vez, as atividades foram on-line, por meio de videoconferências.
“Nas conferências, conhecemos três municípios japoneses. Os representantes das prefeituras japonesas apresentaram sucessos e desafios, as condições da população e as ações feitas para o desenvolvimento local. No final, os representantes de cada país apresentaram um plano de ação que pudesse ser desenvolvido na cidade de origem. O meu plano de ação teve como base o combate ao desperdício de água, no bairro do Guamá, em Belém. O objetivo foi pensar em uma ação que envolvesse a comunidade para que a população também possa se interessar pela mudança e gere engajamento para que a transformação realmente ocorra”, explicou Tatiana Costa.
Durante o curso, participaram representantes da Colômbia, República Dominicana, El Salvador, Honduras, Nicaragua e Panamá.