Profissionais da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e das empresas que atuam na ampliação do sistema de abastecimento de água no município de Breves, no Arquipélago do Marajó, fizeram visita técnica ao canteiro de obras do empreendimento, que após concluído beneficiará cerca de 32 mil habitantes da área urbana de Breves.
Durante a inspeção, além de avaliar os avanços desde o início do ano, quando o governo do Estado assinou a Ordem de Serviço para conclusão das obras do sistema de captação e distribuição de água, a equipe também estabeleceu as próximas etapas de trabalho.
“Esta é uma obra importante, que vai levar mais qualidade de vida aos moradores de Breves, que é a cidade mais populosa do Marajó. Por isso, é fundamental acompanharmos os avanços, definindo as estratégias para cada nova etapa, estabelecendo prazos e trabalhando na cobrança e cumprimento destes acordos”, informou o diretor-presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Júnior.
Projeto – As obras de conclusão do sistema de abastecimento de Breves incluem melhorias na área de captação de água do Rio Parauaú e na Estação de Tratamento de Água. Também serão finalizados um reservatório apoiado e outro elevado, com capacidade de 1.000 metros cúbicos e 830 metros cúbicos, respectivamente; implantadas novas redes de distribuição e feita a interligação de imóveis.
Para o próximo mês, o trabalho das equipes será voltado à revitalização e estabilização dos flutuantes do sistema de captação, conforme variação do nível do rio; alinhamento de rede elétrica e subestação; testes de funcionamento da rede, reservatório e equipamentos.
Por Marcelo Leite/ Ascom Cosanpa