Cosanpa segue com obras de ampliação e melhorias do sistema de abastecimento de água do CDP, em Belém

O projeto deve beneficiar 74 mil moradores de três bairros da capital paraense

 

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) iniciou, em junho deste ano, as obras de ampliação e revitalização do sistema de abastecimento de água do 10º Setor, em Belém, projeto do Governo do Estado do Pará, por meio da atual gestão da Cosanpa, que será fundamental para melhorar a saúde pública dos moradores dos bairros Maracangalha, Val-de-Cans e Barreiro, melhorando a qualidade de vida de quem vive nessas locais. O valor total do investimento é de mais de R$ 24 milhões para a construção do sistema de abastecimento de água no setor.

 

O sistema que abastece esses bairros é o CDP, 10º setor, que foi entregue pela gestão anterior com apenas 4 de 8 poços em funcionamento, sendo que somente 2 estavam com funcionamento satisfatório. Desde 2019, um novo projeto começou a ser estudado para melhorar o abastecimento de água na área.

 

O plano de trabalho conta a construção do muro de fechamento de área de tratamento e reservação, perfuração de dois poços tubulares profundos com produção de 250m3/h cada, casa química, casa de cloração e estação elevatória de água pré-tratada com dois conjuntos motor bomba e vazão de 1.418,83 m3/h. Também irá dispor de tanque de contato para reunião de água dos poços existentes e projetados com capacidade de armazenamento de 1.000 m3/h, ETA (Estação de Tratamento de Água) compacta com capacidade de tratamento de 1.400 m3/h, leitos de secagem, aproveitamento da Estação Elevatória de Água tratada que será operada por 4 conjuntos motor bomba existentes, subestações elétricas e implantação dos sistemas de automoção, comunicação e lógica. Com todos esses investimentos será possível aumentar ainda mais a produção de água para a população dessas áreas.

 

Do início dos trabalhos até agora, 5,47% do total do projeto já foram executados. “Já foi feita a construção em alvenaria do muro de fechamento da área. No canteiro de obra, os equipamentos para perfuração, implantação da tubulação do revestimento e do filtro do poço já seguem em ritmo acelerado para a execução da obra”, explicou Neudo Melo, engenheiro responsável pelo projeto.

 

A estimativa é que, com sua conclusão das obras, sejam beneficiados mais de 74 mil moradores dos bairros contemplados pelo projeto.

Veja mais

Cosanpa monitora abastecimento nos bairros centrais de Santarém

Realizado continuamente, serviço fortalece o abastecimento e mantém o equilíbrio hidráulico da rede Foto: Divulgação …