Cosanpa promove ação especial em alusão ao Outubro Rosa

A programação ofereceu palestras, orientações e dicas de beleza para as colaboradoras da Companhia.

 

“A sensação que tenho hoje, de ter voltado ao meu trabalho é de gratidão. Eu me sinto curada! Embora a gente só possa dizer que está efetivamente curado após cinco anos, eu não me descuido, faço sempre o controle, a cada três meses realizo exames e com fé em Deus, eu sei que já está tudo bem”. Esse é o relato da Nezilda Cunha, administradora da Cosanpa, que há quase um ano concluiu o tratamento contra o câncer de mama.

 

Com o objetivo de levar cada vez mais consciência como a da Nezilda, e alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, que a Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), promoveu na tarde desta quarta-feira (26), uma programação em alusão à campanha “Outubro Rosa”, no auditório Inácio Gabriel, na sede da Companhia no bairro de São Brás em Belém.

Vanessa Farias, Gerente de Segurança e Medicina do Trabalho da Cosanpa, ressaltou a importância da data de hoje: “Antes tínhamos um quadro predominantemente masculino, mas hoje o feminino cresce cada vez mais na companhia, girando em torno de 20% de mulheres que integram o nosso time. Nesse mês simbólico de prevenção, temos a responsabilidade de engajar essa campanha, já que muitas vezes as mulheres tem dupla, tripla jornada, e acabam deixando de lado os cuidados com a saúde”, pontuou.

Karen Moraes, médica do trabalho da Companhia, palestrou sobre a importância da Campanha do “Outubro Rosa”. Segundo ela, “Com ações assim é possível detectar precocemente a doença, evitando que a mulher não leve a sério os cuidados sobre o câncer de mama e do cólo do útero”.

A programação contou com centenas de colaboradoras da Cosanpa. Mayra Nogueira, Coordenadora de Vendas da Uni-Ilhas, foi uma delas. “É necessário, que empresas com o mesmo porte que a Cosanpa, levem para as funcionárias esse tipo de incentivo para cuidar da saúde”, ressaltou.

A programação contou com a palestra “Orientação ao autoconhecimento e a prevenção ao câncer de mama e colo do útero”. Na ocasião, as funcionárias ganharam um momento especial de beleza, promovido pelas consultoras Mary Kay.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Essa doença também acomete os homens, porém é raro, representando 1% do total de casos da doença. Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos da doença. O câncer de mama é também a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. A incidência e a mortalidade tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos.

“Eu costumo dizer que o tempo é cura, é vida, então quanto antes as atitudes preventivas como essas darem a oportunidade para as mulheres se conscientizarem, buscarem informações e realizar o auto exame, será mais rápida a chance de ter a cura, por isso temos que ter esse cuidado sempre”, finalizou Nezilda.

Texto: Luciano Cuns / ASCOM COSANPA


 

Veja mais

Campanha de renegociação de débitos ‘Conta com a Cosanpa’ inicia terça-feira (19)

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai iniciar, nesta terça-feira (19), a campanha ‘Conta …