O presidente da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), José Antônio De Angelis, recebeu na noite dessa quinta-feira (10), homenagem no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém, durante o encerramento do 1º Floresta Pará 2022, evento Carbono Neutro, que teve como como tema: “Caminho para a sustentabilidade”.
O certidicado de honra ao mérito foi concedido pelo Governo do Estado, por meio do IDELFLOR-Bio (Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará), em reconhecimento pela dedicação e colaboração na realização de ações de relevante contribuição em prol do desenvolvimento sustentável do Estado do Pará, especialmente aquelas voltadas à sustentabilidade de base florestal.
A primeira edição do “Floresta Pará” integrou os diversos segmentos que promovem o uso sustentável dos recursos florestais e a socialização do conhecimento técnico, científico, cultural e de saberes, com vistas à expansão do desenvolvimento sustentável de base florestal no estado.
A realização de um evento Carbono Neutro busca, por princípio, demonstrou de forma prática e simples que a sustentabilidade pode ser alcançada a partir de ações integradas. O evento levou o compromisso de ser Carbono Neutro, nesse sentido, as emissões do CO2, que não puderem ser evitadas, serão quantificadas e, em seguida, neutralizadas por meio de compensação ambiental na mesma proporção em projetos geradores de créditos de carbono certificados.
Durante todo o evento foram inventariadas as fontes de emissão de gases de efeito estufa, das atividades necessárias para a realização do evento que inclui montagem de stands, deslocamento das equipes de trabalho, dos palestrantes, participantes e a desmontagem final.
As principais fontes de emissões de dióxido de carbono (CO2) estão no consumo de combustíveis fósseis utilizados em geradores de energia e preparo de alimentos, energia elétrica e, principalmente, no transporte de materiais e pessoas.
Para compensar as emissões, o evento contou com o selo Evento Neutro contendo QR CODE direcionado ao projeto ambiental cedente emitido pela empresa de ações sustentáveis “Eccaplan”, o qual atestará ser um “Evento Neutro”.
O “Floresta Pará” contou, ainda, com uma atrativa programação cultural, além de visitação guiada para conhecer as belezas naturais da Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”.