“O sentimento é de agradecimento, porque sem água a gente não faz nada. Só quero agradecer a todos que colaboraram com a volta dessa água”. As palavras de gratidão são da dona de casa Marli Bezerra, que mora na Folha 15, em Marabá, sudeste do estado. Ela expressa o sentimento de milhares de moradores do município, que tiveram o abastecimento de água restabelecimento na madrugada desta quinta-feira (23), após quatro dias sem água, devido a um problema elétrico que atingiu o transformador da estação.
Uma força-tarefa foi montada para normalizar o abastecimento. Desde as 4h desta quinta-feira (23), o sistema entrou em funcionamento e o abastecimento começou a ser normalizado de maneira gradativa, nas áreas que compreendem os núcleos habitacionais atendidos pela estação de captação e tratamento de água. Até o final desta semana, o fornecimento de água será totalmente normalizado.
Durante esse tempo, caminhões-pipa foram disponibilizados para atender a população. Postos de Saúde, hospitais e escolas públicas tiveram prioridade para receber o serviço, com o objetivo de não afetar a rotina desses locais.
Na ocasião, o presidente da Cosanpa, José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, acompanhou de perto os planos de ação em Marabá, para garantir a retomada do abastecimento, além de conferir o plano de ação para a assistência dada aos consumidores da Cosanpa durante esse período.
“Por determinação do governador Helder Barbalho, viemos a Marabá e pedimos desculpas para população do município pelo que ocorreu desde domingo. Mas, ainda no domingo montamos o gabinete de crise na Cosanpa, para trazer ações efetivas na comunidade de Marabá, com a contratação dos carros-pipas para que não faltasse água para a população e fomos em busca de parcerias. E a parceria veio com as empresas Sinobras e Equatorial, para que Sinobras disponibilizasse o transformador de energia. Hoje, quinta-feira, trabalharam toda madrugada, para que ao amanhecer a população de Marabá tivesse água de qualidade nas suas torneiras. O sistema está sendo pressurizado para chegar aos quatro cantos de Marabá, água de qualidade para sociedade”, garante o presidente da Cosanpa, esclarecendo que, em nenhum momento a população ficou desassistida, os caminhões-pipas levaram água para os hospitais, escolas e sociedade de um modo geral, tentando minimizar o problema elétrico.
Uma equipe com técnicos de diferentes especialidades da empresa foi montada para trabalhar focada, tanto no retorno do sistema de abastecimento, como também, com as rotas dos caminhões-pipas para atender a demanda nesses dias de trabalho.
O engenheiro sanitarista da Cosanpa, Ray Dayvid Matos, explica que toda parte da logística e o transformador foi cedido pela Sinobras e a prefeitura de Marabá ajudou na estruturação da estrada vicinal e apoio da Equatorial. “Juntando esforços conseguimos retomar o abastecimento no menor tempo possível para levar água para população de Marabá. Foi retomado às 4h o abastecimento e a rede está sendo pressurizada, para ser retomada gradativamente. Estamos com carros-pipas para atender essas áreas que ainda serão abastecidas”, conta o engenheiro sanitarista.
O secretário regional de governo do sul e sudeste do Pará, João Chamon Neto, afirma que foram momentos difíceis. “Nossa solidariedade a todos os moradores que passaram por essa necessidade nesse período, o governo do estado esteve sempre presente através da Cosanpa. Não faltou empenho para que esse problema fosse solucionado. Quero agradecer em nome do governo, aos parceiros que contribuíram para essa ação, a Sinobras em especial, pela cessão do equipamento, a Associação Comercial, Equatorial, técnicos da Cosanpa, foi uma força-tarefa e graças a Deus solucionamos o problema e vamos planejar para que isso não se repita. Essa é uma decisão do governo e nosso presidente da Cosanpa, José Fernando, que veio com essa missão para avançarmos e fazermos uma Cosanpa cada vez melhor, para que não falte água nas residências”, destaca o secretário regional de governo.
MORADORA
A dona de casa Marli Bezerra Barboza de 35 anos, moradora da Folha 15, Nova Marabá, conta que foram dias complicados, pegando água em baldes, com vizinhos que possuem poços artesianos, para manter a casa. “O sentimento é de agradecimento, porque sem água a gente não faz nada. Só quero agradecer a todos que colaboraram com a volta dessa água. Agora chegou e é um alívio, já comecei a limpar a casa, lavar roupa e fazer comida normalmente. A água está normal, forte e limpinha”, disse ela.
Além do presidente da Companhia, participaram da visita técnica em Marabá, o gestor regional da Cosanpa, Antônio Carlos, o gestor da unidade de manutenção Ray Dayvid Matos, além de técnicos locais.
Texto: Emilly Coelho e Luciano Cuns