A Diretoria da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) assinou nesta sexta-feira (28), no auditório do prédio da Presidência da Companhia, no bairro de São Brás, em Belém, o Acordo Coletivo de Trabalho com o Sindicato dos Urbanitários e Engenheiros do Pará aprovado por unanimidade pelos colaboradores da Companhia em assembleias realizadas na última quarta-feira (26).
A proposta é resultado de negociações entre os sindicatos com a Cosanpa e consiste na atualização do acordo coletivo de trabalho, que terá vigência de maio de 2023 a abril de 2025.
De acordo com o presidente da Companhia de Saneamento do Pará, José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, a assinatura do acordo é um grande avanço. “Por determinação do Governador do Estado, Helder Barbalho, o único objetivo da Cosanpa é garantir a celeridade para que todos os colaboradores tenham direitos atendidos, e assim, juntos possamos oferecer a melhor prestação de serviço para a população, que é o saneamento básico de qualidade”, destacou José Fernando.
Já o presidente do Sindicato dos Urbanitários do Pará, Pedro Blois, essa é uma vitória histórica para a categoria em conseguir selar o acordo antes da data-base, que transcorre em 1 de maio. “Numa demonstração de habilidade dos Sindicatos e disposição da empresa, três rodadas de negociação foram suficientes para chegar a uma proposta que contemplou a data-base 2023, conseguindo recompor as perdas do ano passado e mais o aumento real deste ano”, destacou Pedro Blois.
A presidente do Sindicato dos Engenheiros do Pará, Eugênia Von Paugartten, ressaltou que o feito é uma promessa antiga e que hoje é uma realidade para os trabalhadores da Companhia. “Queremos agradecer à todos pois essa assinatura garante a satisfação de toda a categoria, onde hoje vemos concretizar promessas antigas, resultado de muita luta para que esse acordo fosse celebrado”, finalizou.