Para quem acompanha os 3,6 quilômetros do Círio de Nazaré, receber um copo de água durante o percurso é um afago que vai além da sede. O ritual de distribuição de água, feito por pagadores de promessas, entre os romeiros, é uma das tradições mais fortes da procissão. Pela primeira vez na história, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai distribuir 180 mil copos de 200 ml de água para beber durante as 12 procissões oficiais do Círio de Nazaré 2015. Para efetivar a distribuição, a companhia firmou uma parceria com a Cruz Vermelha do Pará, que há 34 anos trabalha dando assistência aos romeiros. A água é tratada com observância das normas NBR 12.126 e NBR 15.784 e atende aos padrões de potabilidade estabelecidos na portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde.
A parceria foi selada na última quarta-feira, 30.09, entre o presidente da Cosanpa, Luciano Dias, a secretária Geral da Cruz Vermelha no Pará, Daniele Silva e o diretor do Departamento de Socorro da instituição, Jair Bezerra. “Ainda não tínhamos parceiro este ano para a água, que usamos para hidratar e até salvar a vida dos romeiros”, comemorou Jair. “Essa produção não tem fim financeiro, nós vamos doar para a Cruz Vermelha que é uma instituição de grande credibilidade”, declarou o presidente da Cosanpa.
A ideia da fabricação da água nasceu depois de levantamentos feitos com companhias de saneamento de todo o país. “Através da troca de experiências, conhecemos esse modelo de atuação e nos desafiamos a fabricar essa água. Nosso objetivo com isso é mostrar à população a qualidade da água produzida pela Cosanpa”, disse João Barral, diretor de mercado da concessionária de abastecimento.
Desde 1/10, funcionários da Cosanpa trabalham 8 horas por dia na produção e empacotamento da água que será ofertada aos romeiros durante as procissões da festa de Nazaré. O projeto conta com o apoio da Fundação Pro Paz, que vai disponibilizar voluntários para trabalhar na fabricação da água. Cerca de 24 mil copos de água estão sendo produzidos por dia, em uma média de 3 mil copos por hora. “Fizemos uma fábrica de produção e envasamento da água oriunda daquela que produzimos com o Parque Ambiental do Utinga. Essa água é tratada com quatro filtros e um ozonizador, que traz o ozônio, produto químico responsável por filtrar a água” garantiu o diretor de mercado da Cosanpa.
O projeto também inclui a Corrida do Círio, com a oferta de 30 mil copos aos corredores. A segunda etapa do projeto prevê uma parceria com a Prefeitura de Belém, por ocasião dos 400 anos da capital paraense. A ideia é fazer a distribuição de água também durante os eventos comemorativos do aniversário da cidade.