Os lagos Água Preta e Bolonha, localizados dentro do Parque Estadual do Utinga (PEUt), em Belém, são responsáveis por mais de 70% do abastecimento da população da Região Metropolitana de Belém, cerca de 1,5 milhão de pessoas. A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) dedica-se, também, todos os dias, para assegurar a limpeza desses recursos hídricos, e, assim, proporcionar maior qualidade de vida à população paraense.
Imagem mostra os lagos antes da limpeza.
A importância da preservação dos lagos e da biodiversidade no entorno deles é um dos principais focos da Cosanpa que de modo permanente trabalha para manter a proteção dos mananciais.
“Os lagos precisam ser constantemente limpos, pois as macrofitas se proliferam muito rápido e o serviço de limpeza é realizado constantemente, mas será mantido nos lagos, parte da vegetação existente, o que ajuda na qualidade da água, porém o prazo de duração de toda ação para que todos os poluentes sejam retirados depende da referida quantidade que os lagos recebem, mas já há um projeto com recursos garantidos pelo PRODESAN para coleta e tratamento do esgoto sanitário”, disse Fernando Costa Martins, Assessor Técnico da Presidência da Cosanpa e responsável pela ação de limpeza.
Imagem mostra a limpeza em andamento.
O serviço influencia diretamente na qualidade da água, melhorando o oxigênio dissolvido e o seu fluxo para a captação de água bruta.