Em Oriximiná, no Baixo Amazonas, a nova Estação de Tratamento de Água (ETA), em construção pelo Governo do Estado, através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), segue a todo vapor com mais de 65% de obra concluída.
“É com enorme satisfação que estamos acompanhando a evolução dessa obra em Oriximiná, principalmente porque ela representa mais saúde e qualidade de vida chegando nas residências através do abastecimento de água,” pontuou Juca Pimentel, gestor da Cosanpa na região do Baixo Amazonas.
Nesta etapa as equipes estão finalizando os reparos, aplicando manta asfáltica e realizando testes dos tanques, além de limpeza geral. Segundo o engenheiro responsável, Bradon Souza, a parte de construção civil, como casa de apoio e urbanização, está praticamente finalizada.
“A obra tem avançado bastante, mas ainda temos muito a fazer nos próximos dias. Falta a execução de piso em bloquete, drenagem de automação motora, entre outros serviços”, pontuou o engenheiro.
Com o objetivo de ampliar e reforçar o abastecimento, a nova ETA terá a capacidade de tratar até 648 mil litros de água por hora, atendendo mais de 53 mil pessoas. Cerca de R$ 42 milhões estão sendo investidos na construção da nova estação. Quem mora em Oriximiná, está acompanhando a evolução da obra a cada dia.
“Lembro quando a obra começou, e de uns tempos para cá, ela tem avançado significativamente. Estamos felizes com isso, pois ver a estação operando será a concretização de um sonho para todos nós que já sofremos com o abastecimento de água em Oriximiná”, afirmou Hélio Silva, morador do município.