A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) conduz obras em diversas localidades paraenses, em prol de mais melhorias no serviço de abastecimento de água, e em busca de resultados satisfatórios que gerem maior qualidade de vida e bem-estar à população.
Em Santa Maria do Pará, por exemplo, na região nordeste, equipes técnicas da Cosanpa atuaram recentemente de forma efetiva na limpeza do poço do sistema Santa Rosa e em seguida na substituição do conjunto motor bomba, ações que propiciarão o melhoramento na vazão de água, entregue aos moradores da localidade.
“Encaminhamos a equipe de eletromecânica da Companhia para que realizassem a limpeza e desinfecção dos poços de Santa Maria, pois tínhamos um poço perfurado, em que coletamos a água e enviamos para o laboratório, onde foi detectado que a água estava dentro do padrão de potabilidade, ou seja, própria para consumo, e em seguida fizemos a manutenção do poço, que já passou a operar nesta semana”, disse Cleide Ferreira, Diretora de Operações da Cosanpa.
O segundo poço de Santa Maria também passou por manutenção total, com limpeza e desinfecção, beneficiando os moradores dos bairros Marambaia, parte do Centro e Santa rosa.
“Além da manutenção completa feita, substituímos ainda o equipamento, motor bomba, que possibilitará uma maior potência e esta semana ainda, seguiremos o nosso plano em que outros poços passarão pelo mesmo processo, com o objetivo de melhoria na qualidade da água a ser distribuída. O setor Santa Rosa, operado pela Cosanpa, que abastece Santa Maria hoje opera com dois poços, no local verificamos que mais um poço poderá ser perfurado e já estamos em tratativas para que essa ampliação seja realizada logo”, reiterou Cleide Ferreira.
Baixo Amazonas
Em Santarém a Cosanpa executou recentemente os serviços na extensão de rede de abastecimento ao longo de 1.500 metros nas ruas Santa Maria, João Queiroz, Iara, Contorno, Guaracy e Tupã, que contemplam os bairros Esperança, Amparo e Matinha. O serviço abrange o pacote de ações com investimentos do Governo Federal e contrapartida do Governo do Estado, para implantar 316,51 km de rede de distribuição, em que até o momento já foram concluídos 241,53 km.
No plano de execuções estão ainda a construção e reativação de poços, entre eles, o que será concluído em breve, no sistema Bacabal, que beneficiará moradores dos bairros Esperança, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, parte do Centro, Interventoria, Cohab e Diamantino.
A capacidade média do poço será de 250 mil litros por hora e a restauração contou com o investimento de mais de 125 mil reais e vai garantir benfeitorias no abastecimento de água para mais de 12 mil famílias. A previsão é que o poço inicie a sua operação em breve.