Esta semana a Companhia de Saneamento do Pará ofereceu treinamento para integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédios, a CIPA. A capacitação foi realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Pará, FIEPA.
O treinamento dos Cipeiros é obrigatório e aconteceu durante dois dias. Para contribuir com o aprendizado dos integrantes, duas turmas foram montadas. A primeira turma completou a capacitação esta semana e a próxima será nos dias 4 e 5 de setembro.
Liane Cristina Rodrigues, da UnBR, está participando da CIPA pela primeira vez e destaca que “o treinamento é muito importante porque não é todo mundo que é da área de segurança do trabalho, então não é todo mundo que conhece a NR(Norma Regulamentadora). Além da gente ter essa proximidade com a NR, a gente começa a ter aproximação com os outros colegas da outras unidades e isso que vai fazer a CIPA funcionar, é em conjunto”.
Segundo o Ministério Público do Trabalho, no Brasil, uma pessoa morre a cada 3 horas e 40 minutos devido a um acidente de trabalho. Nesse contexto, as empresas buscam formas de garantir a segurança do trabalhador. A CIPA, portanto, é responsável por observar quais são os riscos iminentes e promover formas de prevenção.
Para Liane, a capacitação foi fundamental para “a gente aprender como é que a gente vai começar a atuar, que maneira a gente pode minimizar ou excluir os acidentes que temos. Dar a garantia que o nosso empregado, nosso colaborador volte pra sua residência sem ter sofrido nenhum acidente”, completou.