Em continuidade ao programa social “Água Pará”, com o objetivo de viabilizar o amplo acesso ao serviço de água potável, o governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), realizou uma ação no município de Soure, região do Marajó, e efetivou 535 novos cadastros. O ato foi executado nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, com o apoio das equipes técnicas da Companhia.
“Nós precisamos muito, então sermos beneficiados com esta benção, que Deus está propondo para nós, já dá para comprar um café, um feijão, um arroz ou óleo. É um projeto muito bem-vindo de Deus primeiramente”, disse a moradora de Soure Maria Suely.
O programa visa beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo a quitação da conta de água em até 20 metros cúbicos (equivalente a 20 mil litros de água) por mês.
“Este recurso que o Governo garante ao pagar na conta de água, vai servir para que esses moradores de Soure possam comprar um alimento, medicamento ou material escolar para o filho , por exemplo”, ressaltou Robson Querino, coordenador operacional do programa.
“É um dinheiro que a gente pode comprar outras coisas, para nossos filhos , para casa, já nos dá um bom auxílio“, disse o mototaxista Arthur Silva.
Cadastro
Para ser beneficiado, é necessário ter inscrição no CadÚnico e o registro da conta de água com a mesma titularidade de CPF. Para as famílias com registro no CadÚnico, basta comparecer até um dos polos com os seguintes documentos: originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa (se já for cliente), comprovante de residência, cartão do programa Auxílio Brasil ou resumo do CadÚnico.
Programa “Água Pará”
O programa de transferência “Água Pará”, lançado em setembro de 2021, permanece transformando a vida de centenas de pessoas, beneficiando também, famílias de baixa renda com o custeio da conta de água. O Governo do Pará paga o consumo de até 20 metros cúbicos (equivalente a 20 mil litros de água) por mês e os beneficiados recebem as contas já quitadas.
Foram realizados, até o momento, mais de 1 milhão de cadastros, que hoje já recebem água tratada e estão com as contas pagas. Um investimento de mais de R$ 220 milhões do Governo do Estado.
A caravana da Cosanpa continua de forma itinerante, percorrendo os 52 municípios do Estado, atendidos pela Companhia. Todas as informações são divulgadas nos canais oficiais da Cosanpa.