Iniciativa beneficia diretamente mais de 10 mil pessoas diariamente
A empresária Lielda de Sousa, tem um estabelecimento comercial no centro de Itaituba, ela conta que há bastante tempo não tem problemas com o abastecimento de água realizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).
“De forma honesta, já tem bastante tempo que não tem faltado água por aqui. O abastecimento diário dá para suprir a necessidade de uma casa típica. Em relação a alguma intercorrência, nas vezes que presenciei, foi bem rápido a solução.” Destacou a empresária.
Assim como a Lielda, mais de 10 mil pessoas, são beneficiadas diariamente com o abastecimento de água realizado pela Cosanpa no municipio. E para que a água chegue corretamente na casa dos usuários, serviços de manutenção são feitos com frequência no sistema de captação.
Nos últimos dias, serviços corretivos e preventivos foram realizados, com o objetivo de proteger a tubulação das marolas causadas pelas embarcações, evitar rompimentos por causa da variação do nível do rio Tapajós, além de continuar garantindo um abastecimento de qualidade.
A diretora de operações da Cosanpa, Cleide Ferreira esteve à frente dos trabalhos realizados. “Para fazer o serviço, usamos tubos de PAD e a máquina de solda, nossa equipe técnica fez a manutenção nos pontos mais fragilizados da adutora, onde existe um atrito maior com as marolas do rio nós colocamos um emborrachamento para poder fazer uma proteção dessa adutora e evitar com que recorrentes vazamentos aconteçam.
Para o coordenador técnico de água no Baixo Amazonas, o engenheiro Carlos Pedroso, os serviços são necessários. “Com os serviços em dia, a gente consegue ter um abastecimento de qualidade além de dá uma estabilidade no sistema de tratamento primeiramente, depois da distribuição. Então, por isso, é sempre necessário é importante fazer essa manutenção.” Pontuou Carlos.
Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa