Programa da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) garante o pagamento da conta de água para famílias de baixa renda
Foto: DivulgaçãoA caravana do programa Água Pará encerrou, neste domingo (28), a passagem pelos municípios de Itaituba e Santarém, na região do Baixo Amazonas. Durante nove dias, foram quase 2000 famílias atendidas com novos cadastros, atualização de dados ou reinserção no programa que garante o custeio de até 20 metros cúbicos (20 mil litros de água), de famílias de baixa renda ou em vulnerabilidade social.
A caravana chegou à região por Itaituba, onde registrou 220 atendimentos entre os dias 18 e 21, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no bairro Centro. Além de novos cadastros, a realização da caravana por municípios do interior é uma oportunidade para que os beneficiários atualizem dados necessários para permanência no programa.
“A gente está conseguindo aumentar o número de clientes para receber o benefício e manter aqueles que já estão recebendo. Por isso, além de novos cadastros, houve também uma grande procura de clientes para manter o benefício. Então, foi uma ação muito vantajosa para a população”, acrescentou Robson Querino, coordenador operacional do programa Água Pará.
A dona de casa, Edenilde Barbosa, tem um salário mínimo como principal fonte de renda da família. Inscrita no “Água Pará” desde o ano passado, ela procurou o posto de atendimento da caravana para renovar o cadastro e manter as economias da casa.
“Agradeço muito por existir esse benefício, que nos ajuda nas contas. Economizando na conta de água, já ajuda a pagar uma conta de energia, do gás, e até na compra de alimentos para a minha família”, disse Edenilde.
Durante os dias 24 e 28, a ação foi realizada em Santarém, no barracão comunitário do bairro Livramento. A professora Conceição Vieira comemorou a passagem da caravana pela cidade. “Muitas famílias terão a sua conta de água zerada no fim do mês, e isso é muito bom, porque o dinheiro que gastariam para pagar a água já pode usar para outras despesas”, contou Conceição.
Além de Conceição, mais de 1.700 pessoas foram atendidas em Santarém. Ao todo, foram O resultado superou as metas da equipe no município. “Nós estamos no Baixo Amazonas desde o dia 18. Tivemos um retorno muito grande para a ação por onde passamos. Em Santarém, a nossa meta era chegarmos a 1.500 clientes. Até o último sábado já tínhamos cadastrado mais de 1.100 clientes e hoje, ao final da ação, chegamos à marca de 1729 atendimentos”, detalhou Robson.
Foto: Divulgação
Foto: DivulgaçãoSobre o programa
Operacionalizado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e gerenciada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), o programa reforça o compromisso estadual em promover mais qualidade de vida às famílias de baixa renda ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O valor total investido se aproxima dos R$ 600 milhões.
Foto: DivulgaçãoCadastro
Para ser beneficiado é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) como baixa renda, registro da conta de água na Cosanpa com a mesma titularidade do CPF. A inscrição pode ser feita também nos polos de atendimentos da Companhia, com os seguintes documentos: originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa, comprovante de residência, cartão do Programa Bolsa Família ou resumo do CadÚnico.
Texto de Meliny Campos / Ascom Cosanpa