Adolescentes colorem muro da obra da Estação de Tratamento de Esgoto do Una em Belém

trabalho executado
O muro branco além de ganhar cor, trouxe uma mensagem ecológica sobre não jogar lixo nas ruas. As pinturas no muro da obra da Estação de Tratamento de Esgoto do Una em Belém, (ETE-Una) são o resultado da oficina de grafite realizada pela Assessoria de Programas Sociais da Companhia de Saneamento do Pará, Cosanpa. A oficina aconteceu de 26 a 30 de outubro com 12 jovens que vivem no entorno da obra, no bairro do Telégrafo. “Além de aprendermos sobre esta arte tão valorizada na nossa comunidade, que vai nos possibilitar gerar renda através dela, ainda vamos ser certificados, isso é muito bom”. Disse o estudante Thiago Gomes.

entrega de certificadosSegundo a Assessora de Programas Sociais da Cosanpa, Lene Oliveira, a oficina foi uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre a importância da preservação ambiental na cidade, sendo que o registro destas ações possibilitará a reflexão sobre a estética urbana, com o objetivo de valorização da arte no espaço público e privado. “A oficina abrangeu o conhecimento sobre arte, fazendo com que os participantes transformem seu ambiente num lugar criativo e interessante, através do trabalho com várias formas de expressões artísticas”, concluiu a Assessora.

aulas praticas“Esta oficina oferecida pela Cosanpa para nossos jovens vem estimular a eles uma maior responsabilidade ambiental e responsabilidade de expressão, pois esta arte é muito atrativa para os mesmos”. Disse Maria Guilhermina, líder comunitária da área.

Obra- Localizada no bairro do telégrafo em Belém, a obra da Estação de Tratamento de Esgoto do Una está em andamento com o objetivo da construção de uma estação elevatória de esgoto bruto; um reator UASB de 8 células; prédio que irá abrigar o tratamento preliminar, floculação, flotação e sistema de desaguamento de lodo; implantação do sistema de tratamento e queima de biogás; sistema de desinfecção; reforma e adequação do prédio da estação elevatória existente; construção de subestação elétrica e implantação do sistema de automação e supervisão. Tudo isso vai beneficiar uma população de 87.500 habitantes.