Cosanpa e NDB fazem avaliação do projeto de saneamento no Estado

Banco internacional é um dos parceiros em projeto de desenvolvimento do saneamento no Pará

Representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e do New Development Bank (NDB) realizam esta semana, uma série de reuniões para apresentação dos estudos e visitação de áreas que integram o Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará – Etapa Lagos (Prodesan Lagos).

O Prodesan Lagos é um projeto estratégico da Cosanpa criado para aprimorar o abastecimento de água e a rede de tratamento de esgoto sanitário na Região Metropolitana de Belém. O NDB é uma das instituições co-financiadoras do projeto, juntamente com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e o Governo do Pará.

Pelo projeto, 125 milhões de dólares serão investidos na preservação das microbacias urbanas e áreas de recarga dos lagos Água Preta e Bolonha, que abastecem cerca de 80% da população de Belém e Ananindeua, além da construção de uma nova estação de tratamento de esgoto que irá beneficiar mais de 120 mil moradores de bairros próximos ao Parque Estadual do Utinga.

Coordenador-geral do Prodesan Lagos, Ronaldo Bitar explica que os encontros foram planejados para detalhar o projeto e ajustar o que for necessário, conforme modelo de execução. “Durante estes dias, estamos apresentando o escopo do que planejamos para o Prodesan Lagos. São informações sobre o modelo de financiamento, execução e monitoramento das obras, controle de custos, aspectos técnicos, sociais e ambientais e a importância da parceria para o projeto, os lagos, o sistema de esgotamento sanitário, a população e o meio ambiente”, detalha Ronaldo.

Além da série de reuniões, a comitiva do NDB também visitou áreas de Belém e Ananindeua que receberão obras ou serão influenciadas pelo Prodesan Lagos, entre elas bairros localizados entorno do Parque Estadual do Utinga, onde estão os reservatórios Água Preta e Bolonha e pontos de instalação da Estação de Tratamento do Esgoto e das infraestruturas que serão interligadas ao novo sistema.

Diante das apresentações, Ninad Rajpurkar, do Departamento de Setor Público do NDB e líder da missão, destaca que o grupo pretende concluir as diligências em Belém e entregar o relatório para o diretório do banco. “Nós entendemos que esse projeto terá um impacto muito grande e que com isso será muito importante para a Cosanpa e para a Região Metropolitana de Belém, de forma que pretendemos que esse projeto seja aprovado o mais rápido possível pelo nosso diretório para que ele possa ter condições de ser assinado e implementado pela Cosanpa”, disse Ninad Rajpurkar.

Presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior acrescenta que o encontro entre as instituições vai além do avanço do projeto Prodesan Lagos e amplia as perspectivas de fortalecimento dos serviços de saneamento no Pará, com oferta de água tratada e esgotamento sanitário.

“Estamos estreitando os laços entre o NDB e o Pará e dando celeridade ao Prodesan Lagos que é um projeto desenvolvido pela Cosanpa com todo apoio do Governo do Estado para promover saneamento, preservação ambiental e outros benefícios à sociedade paraense. São investimentos fundamentais que também estão alinhados aos objetivos do Estado de cumprimento do Novo Marco Legal do Saneamento”, explica José Fernando Gomes Junior.

As reuniões com a Cosanpa serão realizadas até a próxima terça-feira (25), quando os grupos farão a elaboração de um documento com diretrizes sobre os acordos alcançados e informações necessárias para concluir a avaliação e organização das próximas etapas do cronograma. Além da Cosanpa, a visita da comitiva do NDB também prevê uma reunião com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

Texto: Marcelo Leite/ASCOM Cosanpa

Governo do Estado investe na ampliação dos serviços de abastecimento de água no Pará

Em obras, sistema de abastecimento de água e esgoto do município de Alter do Chão, …