Fé, devoção e solidariedade compõem a tradicional entrega de água aos romeiros do Círio de Nazaré, realizada voluntariamente por funcionários da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Este ano, a ação contou com 115 voluntários ao todo, que se inscreveram para os dois dias de entrega. As doações foram realizadas na sexta-feira (11), durante o Traslado da imagem peregrina para Ananindeua, em que 5 mil copos foram entregues em frente ao edifício-sede da Companhia, em São Brás, Belém, e neste domingo (13), em que foram doados 45 mil copos de água.
Para o presidente José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, a ação envolve os colaboradores da Companhia de maneira solidária e efetiva. “Realizamos a ação com um único sentido, o de ajudar ao próximo, pois sentimos a necessidade de amenizar o calor dos romeiros e assim, contribuir para que todos possam render as suas homenagens em caminhada junto à Nossa Senhora de Nazaré”, enfatizou.
Colaboradora da Cosanpa, Renata Coroa participou como voluntária durante os dois dias de entrega. Emocionada, comentou sobre a sua participação e o principal objetivo em se doar nestes dias.
“É a primeira vez que participo da doação de água. Além de poder ajudar, este é o momento em que posso agradecer à Nossa Senhora de Nazaré pela minha vida e da minha família. Amanhã comemoro 3 anos de trabalho na Cosanpa e neste domingo, também estava no Círio para agradecer pelo meu emprego, que tanto pedi à Nossa Senhora”, disse Renata.
Chegado o segundo domingo de outubro com a grande procissão do Círio de Nazaré, sendo este, o mais aguardado pelo paraense, em meio ao clima que contagia a todos, de maneira inexplicável, romeiros de diversos municípios também participam deste momento de devoção, entre eles, a Miranice Araújo, que reside em Peixe- Boi.
“Vim caminhando de Peixe-Boi desde domingo, dia 6, e cheguei na última sexta-feira com um grupo de amigos e familiares. E essa ajuda, com a doação de água, é muito necessária, por conta do calor e aglomeração, parabéns pela iniciativa”, disse a romeira.
Produção – Os copos com água passam por rigorosos processos e testes sanitários em diversas etapas acompanhadas por engenheiros da Cosanpa, desde a sua produção ao envase. A água ofertada pela Cosanpa é proveniente do Complexo Bolonha, o mesmo que abastece mais de um milhão de pessoas residentes na Região Metropolitana de Belém.
No decorrer do ano, os copos de água também são doados em diversos eventos na capital e no interior paraense, como para o Círio de Salinópolis, além de igrejas, ações da Cruz Vermelha, órgãos públicos e eventos realizados pelo Governo do Estado.
Por Luana Taveira/ Ascom Cosanpa