O projeto Locação de Ativos, Substituição de Redes, Micromedição, Pitometria e Setorização na Região Metropolitana de Belém foi apresentado hoje na sala de reunião da presidência em São Brás a gerentes e diretores, das áreas de operações, mercado e assessores da presidência . O consórcio vencedor Águas do Guamá é formado por 3 empresas, uma delas de origem espanhola.
O projeto está em fase de assinatura de contrato para que seja emitida a ordem de serviço. O consórcio terá um tempo de 6 meses para programar ações até o início das obras e entre as ações está a entrega do projeto executivo. Após o início das obras, o consórcio tem um prazo de 24 meses para entregar a obra. Durante 2 meses, o novo sistema implantado será monitorado pelo consórcio que também vai treinar os servidores da Cosanpa na execução.
O objetivo é modernizar o sistema reduzindo perdas e aumentando lucros em duas grandes unidades de negócios da Cosanpa, UN-Norte e UN-Sul que são responsáveis pelo abastecimento da maioria dos bairros da região central de Belém somando 92 mil clientes da UN-Norte e 85. 400 da UN-Sul.
Um censo e um recadastramento de clientes está previsto para acontecer no período das obras, assim como a pesquisa e identificação de irregularidades como ligações clandestinas. Outra ação é a implantação de hidrômetros em todos os clientes das duas unidades. Além da adequação de grande e pequenos clientes.
O grande desafio é a substituição de quase 100 km de rede na região central de Belém, o que vai reduzir as perdas na distribuição de água que chega a 48% e principalmente, melhorar o serviço do abastecimento de água. Essa medida vai praticamente eliminar a utilização de tubulações antigas de amianto consideradas defasadas. Outro ponto é a setorização, que vai permitir que o reparo de um vazamento se restrinja àquela área sem ser necessário parar vários bairros.
Estão sendo planejadas 3 frentes de trabalho que vão provocar intervenções na cidade mas que serão programadas com antecedência.
A locação de ativos é uma modalidade de negócio que prevê a realização da obra por empresa particular e após a entrega, se inicia o pagamento em parcelas. O contrato da Cosanpa com o Consórcio Águas do Guamá é no valor de R$ 230 milhões de reais.