Com o início das Festividades do Círio de Nazaré, em Belém, empregados da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) prestaram homenagens à Padroeira dos Paraenses durante a Romaria rodoviária, nesta sexta feira, 7, quando a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré passou em frente a sede da Companhia, em São Brás.
Antes do início da procissão, copos de água de foram distribuídos aos promesseiros que caminhavam rumo à Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré. Pessoas caminhando, algumas pedalando pegavam as águas e sentavam para descansar nas calçadas esperando o momento da imagem peregrina passar ou apenas aguardando o momento de retornar a caminhada.
O presidente em exercício da Cosanpa, Fernando Martins, disse que o Círio é uma oportunidade de união. “A promessa é que nos unamos cada vez a fim de levarmos um melhor serviço a todos os paraenses que precisam de algo tão essencial à vida, como a água”, disse.
Passos que caminham firme em direção à Igreja confirmam que uma graça foi alcançada. “Estamos vindo de Terra Alta, saímos de lá às 18h30 da quarta, mas o cansaço é tão grande que o corpo físico não aguenta mais, mas a alma canta de tanta alegria”, disse Gisele Gonçalves, que caminhava há mais de 36 horas, vindo da pequena cidade do Nordeste do Pará, distante 100 km de Belém.
A assessora da Presidência da Cosanpa, Márcia Cavalcante, disse que o início das festividades é um momento de muita fé. “O Círio para mim é um momento de fé e amor à Maria”, comentou. Para ela, o Círio de Nazaré une e estreita ainda mais os laços com Jesus. “Como cristã e tendo Nossa Senhora como intercessora junto ao Pai, esse período para mim é muito forte, pois vivencio a cada testemunho da presença de Jesus e de Maria em minha vida e de minha família”, finalizou.
Fernando Martins agradeceu a participação de todos os empregados da Cosanpa que participaram das homenagens a Nossa Senhora de Nazaré. “Desejo a todos um feliz Círio e que Nossa Senhora possa abençoar a todos”, concluiu o presidente em exercício da Cosanpa.
O Círio 2016 terá 12 romarias. A maior dela será a do domingo, 09, onde reúne mais de 2,5 milhões de pessoas pelas ruas de Belém.