Cipeiros tomam posse com o objetivo de atuar na prevenção de acidentes no trabalho

Na última sexta, 12, ocorreu a cerimônia de posse e contou com a presença do Diretor de Mercado João Barral que empossou os novos Cipeiros. Representando o presidente Abraão Benassuly, João ressaltou a importância do papel do Cipeiro nas empresas.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, é uma comissão partidária formada por representantes dos empregados e empregadores e exerce um importante papel nas empresas no âmbito da segurança e saúde do trabalho, tornando o ambiente mais seguro e saudável, com o objetivo de aumentar a  produtividade da empresa, diminuir os custos, promover  a motivação dos funcionários e a reduzir o índice de acidentes e doenças ocupacionais.

Além de buscar atender os requisitos da norma regulamentadora nº 05 do Ministério do Trabalho e Emprego.

O curso para os novos Cipeiros foi ministrado pela Equipe da Unidade de Segurança e Medicina do Trabalho (UESM ), no período de 8 a 12 de maio com a participação do Corpo de Bombeiros Militar através do Soldado Maurício Adriano Sidônio dos Santos , integrante do Grupamento de Busca e Salvamento do 1º GBS, onde ministrou palestra sobre noções de primeiros socorros.

De acordo com a norma regulamentadora nº 05 do Ministério do Trabalho e Emprego, as empresas promovem o treinamento para os membros da CIPA, (titulares e suplentes) antes da posse ou no caso do primeiro mandato realizado no prazo de 30 dias, contados a partir da data de posse.

Na Cosanpa da Região Metropolitana existem cinco CIPAS:

A CIPA São Braz, que atua no Complexo de São Braz, UNSUL, UNNORTE, e Mosqueiro.

A CIPA Utinga, abrangendo o Complexo do Utinga, Complexo do Bolonha, 5º e 7º Setor.

A CIPA da UNAM que atua no Complexo do Benguí e em 27 setores distribuídos entre Belém, Icoaraci, Cotijuba e Outeiro.

A CIPA da UNBR, que atua no Complexo da Cidade Nova II , e em 13 setores distribuídos entre Ananindeua e Marituba e a CIPA da UETE (Tratamento de Esgoto), atuando no Complexo da Marambaia e em 5 setores distribuídos entre Belém e Mosqueiro.

Veja mais

Cosanpa monitora abastecimento nos bairros centrais de Santarém

Realizado continuamente, serviço fortalece o abastecimento e mantém o equilíbrio hidráulico da rede Foto: Divulgação …