Capacidade do Complexo Bolonha será ampliada

O sistema produtor e distribuidor de água do Lago Bolonha, que funciona no Parque Estadual do Utinga, em Belém, será revitalizado e modernizado. A ordem de serviço para a obra foi assinada pelo governador Simão Jatene, pelo presidente em exercício da Companhia de Saneamento do Pará, Antônio Crisóstomo, e pelo engenheiro Renato de Azevedo, representante do Consórcio Bolonha, durante o II Fórum dos Municípios Sustentáveis, realizado na última semana na capital paraense.

Além de garantir a ampliação do sistema de produção e reserva de água tratada da capital, a obra permitirá que o sistema de adução que leva água para Ananindeua e Marituba (municípios da Região Metropolitana de Belém) também seja expandido com a instalação de uma adutora de oito quilômetros. Com isso, a produção total de água do Bolonha aumentará em 28%.

O Consórcio Bolonha, que venceu a licitação, só iniciará a obra depois que apresentar à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) um cronograma físico-financeiro dos serviços, incluindo o fornecimento de materiais e equipamentos. O valor total desse projeto está orçado em R$ 113.205.516,78. Iniciada a obra, o consórcio terá dois anos para entregá-la.

O Complexo Bolonha é o principal sistema produtor e distribuidor de água para a Região Metropolitana de Belém, abastecendo mais de 800 mil domicílios. A captação de água bruta é feita do Rio Guamá, e seus reservatórios são os lagos Água Preta e Bolonha, que servem como decantadores naturais.

Por Andréa Cunha

 

Veja mais

Campanha de renegociação de débitos ‘Conta com a Cosanpa’ inicia terça-feira (19)

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai iniciar, nesta terça-feira (19), a campanha ‘Conta …