Os municípios de Ananindeua, Marituba e Santarém, também foram contemplados com recursos para o desenvolvimento de projetos destinados ao dimensionamento e melhorias dos Sistemas de Abastecimento de Água, visando a universalização, ou seja, o atendimento de 100% da população. Nestes municípios serão beneficiados diretamente 310.000 habitantes.
Esgoto- Visando a expansão da coleta e ampliação dos Sistemas de Tratamento de Esgoto Sanitário em Belém, está sendo contratado também o projeto de dimensionamento e melhorias dos Sistemas de Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário que compreendem os bairros da Sacramenta, Telégrafo, Pedreira, Fátima, Reduto, Umarizal, parte do Souza, Marco, São Brás, Nazaré, Campina, Sideral e Coqueiro. Serão beneficiados diretamente mais de 530.000 habitantes.
Os projetos terão, devido a complexidade dos levantamentos necessários, em média uma duração de 24 meses. O valor total a ser investido ultrapassa os R$20 milhões de reais.
“É importante salientar que a Cosanpa trabalha com ações imediatas no sentido de garantir melhorias ao abastecimento da população, porém, estes projetos serão de fundamental importância na obtenção de recursos destinados à execução de obras que visam a saúde da população”, explica Gustavo Martins, Gestor de Projetos e Meio Ambiente da Diretoria de Expansão e Tecnologia da Cosanpa.
A Cosanpa está concluindo junto a Caixa, a contratação de obras destinadas à Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário dos Bairros cujas bacias contribuem para o lançamento de esgoto nos mananciais de abastecimento da Área de Proteção Ambiental do Utinga (APA Utinga) em Belém e também para a contratação de obras para a Coleta e Tratamento de Esgoto Sanitário dos Bairros cujas bacias contribuem para o lançamento de esgoto bruto na Orla de Santarém, no Rio Tapajós.
Estas obras juntamente com a obra de instalação da Adutora da Augusto Montenegro em Belém, que engloba a ampliação de reservação e rede de distribuição em 3 (três) sistemas até o conjunto Satélite, perfazem um total de mais de R$ 400 milhões de reais em investimentos, com recursos do Governo Federal e do Governo do Estado do Pará, que beneficiarão diretamente mais de 500.000 habitantes após a conclusão das mesmas previstas para 24 meses, a partir do segundo semestre de 2015.