Foi por muito pouco que Renato Mendes, de 35 anos, funcionário da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), chegou perto da semifinal do maior programa gastronômico do país. Considerado agora o 4º melhor cozinheiro do Brasil na atualidade, Renato, que é colaborador da Cosanpa de Capitão Poço desde junho de 2011, foi o eliminado desta semana do MasterChef Brasil.
Para quem não sabe, ele tentou por sete vezes entrar no reality, mas perdeu a chance de conquistar uma vaga na semifinal em uma disputa. Renato não se deu bem na prova do cacau, tradicional na competição, e se atrapalhou ao tentar fazer três pratos em uma hora e meia, entregando apenas uma das receitas.
“Chegar tão próximo da final aumenta muito a pressão. Senti a responsabilidade dos meus colegas achando que eu era um competidor forte, das pessoas de fora me mandando mensagem, virou uma bola de neve”, ele disse em entrevista para um site. “Não consegui focar na prova, estava aéreo e desestabilizado”, disse Renato.
Para o futuro, os planos do cozinheiro amador e colaborador da Companhia, são trabalhar como personal chef ou comandar um restaurante. “A cozinha sempre esteve no meu coração e vou seguir nesse caminho”, disse.
Renato nasceu e cresceu em Capitão Poço, no interior do Estado, e aprendeu a cozinhar observando a avó. De origem humilde, ele começou a testar suas habilidades culinárias por necessidade, para ajudar em casa, além de cuidar da sua mãe, que sofre com problemas de saúde, o que transformou a culinária em sua válvula de escape.
“Eu levo muito a sério a gastronomia na minha vida, porque venho de uma culinária de subsistência, passei muita necessidade quando era criança. Assim cresceu essa paixão, por buscar uma alimentação melhor e para dar uma vida melhor à minha família”, afirma Renato.
Casado e pai de três filhos, um deles seu enteado, o ex-participante disse que sua perseverança era um ponto positivo na disputa. “Insisto muito, sou teimoso e confio muito em mim, no meu potencial. Talvez por ser um pouco perfeccionista eu me atrapalho, mas acho que é isso que vai me levar longe”. E foi! Chegou muito perto de ser o grande campeão!
Antes de entrar para o MasterChef Brasil 2022, o paraense já recusou vagas de emprego para trabalhar no setor culinário, tamanha sua vontade de competir no programa voltado para amadores.
“Quando eu era convidado para trabalhar como cozinheiro, ou para fazer um menu de um restaurante, sempre recusava porque o meu objetivo principal era entrar no MasterChef”, declarou Renato.
Na sua cozinha, o participante agrega as chamadas Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), que são aquelas com potencial alimentício e desenvolvimento espontâneo, porém não são consumidas em larga escala ou são utilizadas apenas em determinada região.
“Meu principal hobby é cozinhar. Eu gosto de cozinhar coisas que não são tão convencionais, principalmente PANCs, também gosto muito de fazer proteínas, com acompanhamento que eu acho que dá um diferencial no prato. As PANCs que eu mais gosto de cozinhar são taioba, chicória do Pará e Jambu, que nesse caso, na minha região , não são tão consideradas PANCs mas, pro resto do Brasil, são plantas exóticas.
Diante essa trajetória brilhante, a Cosanpa parabeniza Renato Mendes pela brilhante participação e trajetória ao longo de todo o programa, e se diz honrada e orgulhosa pela atuação nesse que é considerado um dos programas mais respeitados na área da gastronomia do mundo. Parabéns Renato!