A engenheira da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Flávia da Silva Farias, é a única representante da Região Norte do País a participar do curso “Wastewater Treatment Techniques”, da JICA – Agência do Governo Japonês responsável pela implentação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA).
A organização apoia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.
Para que a colaboradora da Cosanpa fosse eleita, houve um convite por por parte do governo do Estado do Pará, através da SEPLAD (Secretaria de Planejamento e Administração) à COSANPA, para a indicação de funcionários que estivessem aptos a participar do treinamento. Flávia foi indicada pelo Presidente da Companhia, José Antônio De Angelis, com o apoio da Diretoria de Operações (DO).
Foram enviados à JICA os currículos e o plano de trabalho de cada candidato, de diversos órgãos do Governo do Pará, assim como as experiências profissionais deles. Todos passaram por um rigoroso critério de seleção da JICA, e logo após isso a engenheira foi a escolhida para ocupar a única vaga da Região Norte do Brasil.
“Será de extrema importância profissional e pessoal a minha participação neste curso, visto se tratar de um assunto que milito há mais de 10 anos, o qual sou extremamente apaixonada e que me realiza tanto pessoalmente quanto profissionalmente, que é o de tratamento de esgoto”, pontuou Flávia.
Ainda segundo a engenheira, como o missão dela é atuar numa região extremamente desprovida de saneamento básico, a possibilidade de conhecer novas tecnologias, novos olhares sobre o tema pode ajudar a Cosanpa a melhorar cada vez mais a prestação do serviço para o Estado.
O “Wastewater Treatment Techniques” é um curso de Técnicas de Tratamento de Esgoto. Realizado anualmente, agora em 2022 ele terá a duração de 3 meses e será de forma virtual.
Flavia da Silva Farias é colaboradora da Companhia da Saneamento do Pará desde 2008. Engenheira Sanitarista, ela é especialista em educação Ambiental, mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Pará e doutoranda pelo curso de Pós Graduação em Engenharia Civil – PPGEC da UFPa. Atualamente gestora da USTE. Parabéns Flávia!