Setor Cohab, em Castanhal, já dispõe de novo sistema de abastecimento de água

Moradores têm acesso a um produto de qualidade, o que garante saúde e qualidade de vida

Moradores do município de Castanhal, que integra a Região Metropolitana de Belém, desde esta sexta-feira (09) já dispõem de um novo Sistema de Abastecimento de Água no Setor Cohab. Com o objetivo de aperfeiçoar o fornecimento de água, e assim garantir mais qualidade de vida à população, o sistema foi construído pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa).

Joelson Souza, morador da sede municipal, acompanhou o andamento da obra nos últimos anos. “Melhorou 100% o fornecimento de água aqui na cidade. Nas torneiras, agora a gente vê uma água de qualidade, uma água forte, que antigamente nós não tínhamos. Hoje, nós tomamos banho de chuveiro”, ressaltou.

A entrega do setor beneficia 8 mil moradores do Bairro Saudade 1. O sistema tem captação de dois poços tubulares, com vazão de 231 m³/h (milímetros cúbicos por hora); estação de tratamento, com vazão de 222 m³/h; reservatório apoiado com capacidade de 800 m³; elevatória de água tratada (com três conjuntos de motor-bomba, com vazão de 234 m³/h cada); rede de distribuição com 17,23 quilômetros de ligações domiciliares, que atende 1.330 novas unidades; casa apoio, depósito de produtos químicos e sistemas elétricos e de automação.

“Com o novo sistema de abastecimento do Setor Cohab, nós podemos expandir também o fornecimento de água para bairros próximos, melhorando o serviço na área”, disse no ato de entrega do novo sistema o presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis.

Água é vida – Elideon Garcia, operador de máquinas, foi um dos trabalhadores que ajudaram a construir o novo setor de abastecimento, e declarou ser “satisfatório saber que o nosso trabalho contribui para ajudar muitas pessoas. Fico muito feliz, porque sem água ninguém vive”.

Para o vice-prefeito de Castanhal, Ênio Monteiro, é um investimento necessário para a evolução do município. “Essa região aqui sempre foi muito complexa na questão do fornecimento de água. Hoje é gratificante esse trabalho, em parceria com o governo do Estado, que incentiva cada vez mais o foco em investimentos na área do saneamento”, afirmou.

Urgência – O engenheiro responsável pelas obras no setor Cohab, Armando Machado, lembrou que a área “era carente de água, não tinha tratamento adequado. Havia uma necessidade urgente de melhoria. Agora, com a estação de tratamento que transforma água bruta em água tratada, será possível levar mais qualidade de vida aos moradores”.

O Tesouro Estadual investiu mais de R$ 13 milhões em obras no Setor Cohab, um dos seis setores do projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água de Castanhal, que está em andamento. A obra completa está orçada em R$ 105 milhões, com previsão de conclusão em dezembro deste ano. “Ainda temos o Setor Estrela, que está quase pronto”, informou o presidente da Cosanpa.

Texto: Luciano Cuns – Ascom/Cosanpa