No Dia Internacional da Mulher, COSANPA destaca a voz de protagonistas do saneamento

 

Por muito tempo, o Saneamento foi considerada uma área masculina. Mas esta realidade está ficando para trás. Com engenheiras, técnicas em saneamento, operadoras de Estações de Tratamento de Água ou de Esgoto, advogadas, administradoras, assistentes administrativas, contadoras, secretárias e auxiliares de laboratório, a Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) vem aumentando a presença feminina em seu quadro funcional.

Sabemos que essa é uma data marcada por reflexões importantes sobre o protagonismo feminino nas mais diversas esferas sociais, econômicas e ambientais, incluindo a área do saneamento básico. Por isso, hoje, a Cosanpa exalta histórias de mulheres que atuam constantemente para ampliar o acesso aos serviços de abastecimento regular de água e coleta do esgoto no Pará.

Um dos principais incentivos da Companhia é que a classe feminina tenha cada vez mais espaço para assim contribuir com o saneamento básico, assumindo postos em que antes ainda não tinham sido ocupados por “elas” na Cosanpa. É o caso da engenheira Arlene Maria Lopes, que hoje, é assessora da Diretoria de Operações da Cosanpa.

Antes de atuar na Cosanpa, Arlene já tinha passado pela área ambiental, quando trabalhou na Secretaria de Saúde do Estado. Após dez anos atuando nessa área, a engenheira entrou na Companhia de Saneamento por meio de concurso público.

Na Cosanpa, ela soma experiências nas áreas do operacional como engenheira de campo, manutenção de redes e prediais, gestão da Unidade de Negócios, além da Uninorte e UniBR, não esquecendo que também passou pelo Distrito Operacional que hoje é a UniSul.

“Em minha carreira profissional, tive experiências de trabalho nas ruas, lidava todos os dias com encanadores, uma área em que a presença masculina sempre foi muito forte, e isso me fez forte! Hoje vejo a grandiosidade da Cosanpa que é um mundo cheio de desafios”, relembrou a engenheira.

Nesta nova gestão da Cosanpa, Arlene assume um cargo que pela primeira vez é ocupado por uma mulher: ser assessora da Diretoria de Operações. “Me sinto muito bem trabalhando aqui, mesmo com as dificuldades da vida, sempre focada na prestação de serviço para as pessoas. Tenho três filhas, nas idades entre 20 e 27 anos, e a Cosanpa me ajudou muito na criação delas”, ressaltou Arlene.

Como vozes ativas do saneamento na capital, mulheres como a Arlene lutam para trazer os benefícios da água e do esgoto tratados, de diferentes formas, nos municípios que a Cosanpa atende.

Daci Maria Filgueiras, de 76 anos, também é referência e exemplo quando o assunto é oportunidade para as mulheres dentro da Companhia. Daci entrou na Companhia em 1986, são ao quase 38 anos dedicados para a prestação do serviço público com foco no atendimento de qualidade para as pessoas.

“Hoje vejo minha história de vida profissional é totalmente vitoriosa. A Cosanpa proporcionou experiências de trabalho em muitos setores: almoxarifado, estoque, compras, suprimentos. Hoje, estou na atualização cadastral do Programa Social Água Pará, e aqui, junto com minhas colegas de trabalho, queremos ser exemplo no serviço de eficiência e qualidade para ajudar a transformar a vida das pessoas”, destacou Daci.

Inês Ramos da Silva é outro grande exemplo. Ao longo de sua carreira profissional, 45 deles são dedicados para a Cosanpa, lugar que ajudou a moldar a mulher que ela é hoje. Atualmente, Inês exerce a sua atividade na área administrativa do setor de obras e garante o quão é satisfatório é, fazer parte do time de mulheres da Companhia.

“É gratificante estar todo este tempo na Cosanpa, pois são muitos anos dedicados para a prestação de serviço focado na qualidade. Entrei aqui em um cargo pequeno, mas trabalhei, me dediquei até ser promovida e chegar na área administrativa, que é a minha formação”, pontuou.

Inês está no setor de obras da Cosanpa desde 2008, integrou ainda jovem o quadro funcional da empresa, aos 20 anos. “Sempre almejava ter um emprego aqui e consegui. Tudo isso representa para uma grande vitória na minha carreira profissional”, garantiu Inês Silva.

Com larga experiência de vida dentro da Cosanpa, Maria Eliana Silva, contadora, engenheira de segurança do trabalho e pedagoga, é outra que também destaca a importância de dar voz e vez para todas as mulheres, assim como ela teve dentro da empresa.

“A Cosanpa é meu porto seguro, é onde levo o meu barco para todos os lados, seja na minha formação como também na construção da formação das minhas filhas. A Companhia direcionou o meu crescimento pessoal e profissional, e assim como outras colegas de trabalho, me vejo realizada com a oportunidade que muitas de nós tivemos em poder mostrar o quanto somos capazes de sermos o que quisermos”, finalizou Maria Eliana.

Falando em oportunidades, Ivone Costa Cardoso, agente administrativa da empresa, é outro exemplo inspirador quando falamos em voz e vez para a classe feminina da Companhia, afinal, são 40 anos de vida dedicados para a Cosanpa, o único emprego que teve até hoje.

“Aqui foi a minha primeira oportunidade de aprendizado profissional, entrei como estagiária da empresa, tinha só 18 anos. Comecei pelo setor de Cadastro, depois fui promovida, passei pelo atendimento ao público, auditoria interna, Diretoria Técnica, Projeto Belém e hoje estou no Departamento de Recursos Humanos”.

Para a agente administrativa que cuida de pessoas, é gratificante ser mulher e fazer parte de uma gestão que acredita em todos os gêneros e classes, afinal, a cada dia que passa a meta é dar oportunidades para todos, sem exceção, mostrarem o seu potencial num ambiente que antes era dominado apenas por homens. “Eu vejo isso como uma evolução, e fazer parte disso é gratificante. Ver a conquista que cada uma de nós tivemos, ganhando novos espaços não tem preço. Toda a minha estrutura, forma de viver, foi conturbada, mas venci, me dividindo entre trabalho, ser filha, ser mãe, avó, eu garanti o meu lugar”.

“O Dia Internacional da Internacional da Mulher é uma data muito significativa para nós, reforça a importância da participação feminina em áreas da Cosanpa que, por muitos anos, a atuação masculina foi predominante. Queremos eliminar as barreiras invisíveis que existem no universo corporativo e criar um ambiente de pluralidade, com mais profissionais engajadas com os desafios do saneamento no país”, finalizou Anadelia Santos, Diretora de Gestão, Logística e Pessoas da Companhia.

 

A Cosanpa incentiva a participação feminina em todas as áreas da empresa, com as mesmas oportunidades para todos os profissionais e a percepção de acolhimento e valorização. Para isso, a companhia investe constantemente no aperfeiçoamento de ações que garantam, cada vez mais, que a empresa conte com o apoio de mulheres nas operações da empresa.

 

 

Veja mais

Cosanpa monitora abastecimento nos bairros centrais de Santarém

Realizado continuamente, serviço fortalece o abastecimento e mantém o equilíbrio hidráulico da rede Foto: Divulgação …