Realizado continuamente, serviço fortalece o abastecimento e mantém o equilíbrio hidráulico da rede
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) ampliou, nesta terça-feira, 10, o trabalho de equipes técnicas para monitoramento do abastecimento nas áreas centrais do município de Santarém, na região Baixo Amazonas, oeste paraense. Além de mapear a eficiência do serviço prestado pela Companhia, o objetivo é identificar vazamentos ocultos ou obstruções na rede que possam afetar o fornecimento de água para a população.
Nesta fase do trabalho, as equipes percorreram ruas dos bairros Santa Clara, Aldeia e Centro. “O foco dessa ação é melhorar o abastecimento na área e manter o equilíbrio na malha hidráulica da rede. Para isso, estamos fazendo um estudo técnico, para em seguida, se for necessário, realizar a desobstrução e retirada de vazamentos ao longo do sistema de distribuição de água, sem que outras áreas fiquem prejudicadas”, explicou a engenheira sanitarista da Cosanpa, Julia Carvalho.
Algumas das ruas monitoradas foram as avenidas Mendonça Furtado, São Sebastião, Presidente Vargas, Barão do Rio Branco e Rui Barbosa. Em todas elas, as equipes visitaram residências e conversaram com os moradores sobre o abastecimento.
Coordenador técnico da Cosanpa, Carlos Pedroso ressalta que o trabalho de monitoramento é contínuo, assim como serviços preventivos e emergenciais que reduzem a intermitência no abastecimento. “Estamos trabalhando intensamente, para que todos os usuários da Cosanpa, usufruam de um abastecimento de qualidade. Através do mapeamento, já conseguimos avançar na área central da cidade e solucionando problemas em alguns pontos que apresentam variações no abastecimento”, complementou Carlos.
Ainda nesta semana, representantes da diretoria da Cosanpa estarão em Santarém para uma série de visitas aos sistemas de abastecimento e reuniões institucionais com representantes da prefeitura municipal e Secretaria Regional do Governo do Baixo Amazonas.
Texto: Meliny Campos – Ascom/Cosanpa