“Quando a maternidade vem, a gente se esquece da gente. Então, eu acho que hoje muitas mães perceberam e acendeu aquela luz: eu preciso melhorar.” Quem fala é Lucidea Haick, mãe e coordenadora de contratos e convênios da Cosanpa. Ela foi uma das dezenas de funcionárias que participaram da programação do dia das Mães no auditório da Companhia de Saneamento do Pará, nesta segunda-feira (15).
O evento começou com uma apresentação da banda de música da Polícia Militar. Trem bala, de Ana Vilela, foi uma das músicas escolhidas para homenagear as mães. O Presidente da Cosanpa, José Fernando, ressaltou a importância de celebrar o dia.
“Quero agradecer o apoio da banda de música da PM, que gentilmente veio aqui fazer uma apresentação. Essa é uma data especial, que eu gosto muito de comemorar e sinto orgulho de ter mulheres, mães, tão fortes trabalhando aqui com a gente na companhia. Essa é uma pequena homenagem, mas eu tenho certeza que é o primeiro momento de muitos que estaremos juntos para comemorar. Contem comigo! Feliz dia das mães.”, destacou o presidente.
Após o discurso da diretoria, as psicólogas da Unidade Executiva de Relações Trabalhistas apresentaram uma palestra sobre autocuidado, a importância da mãe se colocar como prioridade também. Além da explicação das profissionais, houve espaço para comentários do público e distribuição de brindes.
“A gente queria pontuar com relação ao autocuidado, seja mãe tentante, seja mãe com filho no colo ou filho adulto. Esse autocuidado é importante em todas as fases no papel de mãe. Foi isso que a gente quis pontuar, trazendo esse olhar mais humano, a importância da gente equilibrar o lado emocional, social e profissional,” disse Ana Elisa Araújo, psicóloga da UERT.
A Lucidea reconhece que, com a maternidade muitas mulheres se esquecem de si, mas ao praticar o autocuidado, a melhora é refletida também nos filhos. “Se a gente não está feliz com a gente, acaba passando isso pra eles. Quando a gente começa a se olhar, a gente começa a perceber que melhora tanto a convivência conosco, como com nossos filhos. Dia das mães é muito importante para que a gente possa enxergar esses passos que a gente tem que dar”, finalizou.