Cosanpa: atual gestão completa cem dias com melhorias concretas à população e seus colaboradores

Viabilizar melhorias ao serviço essencial prestado aos paraenses, possibilitar que mais pessoas tenham acesso à água de qualidade, além de ganhos para todos os colaboradores, são alguns dos principais objetivos que a atual gestão da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) trabalha de forma empenhada.

Na manhã desta quarta-feira (17), o Presidente da Cosanpa José Fernando Gomes Jr., diretores e gestores compartilharam os resultados positivos das ações realizadas durante os cem dias de trabalhos executados de forma empenhada à frente da Companhia.

 

 

 

 

 

 

 

Mais de 1500 funcionários da Companhia vão contar, a partir deste mês de maio, com a reposição salarial de 6% e o aumento no ticket-alimentação, além de reajustes nos demais auxílios. Tudo proposto pela atual gestão e firmado em Acordo Coletivo (ACT).

Entre os ganhos a serem exaltados está a expansão do programa Social “Água Pará”, com ações de cadastramento de famílias de baixa renda em diversos municípios do Estado, garantindo o custeio do consumo de água por dois anos.

 

 

 

 

 

 

 

Outro destaque foi a entrega de obras em Castanhal e a forte atuação em Marabá e Oriximiná para reestabelecer o fornecimento de água em localidades dos municípios. Para traçar planos estratégicos de melhorias nos sistemas, a nova gestão também visitou municípios atendidos pela Cosanpa, como Castanhal, Marabá,  Oriximiná e Marituba, além do complexo Bolonha, em Belém.

“Cem dias de muito trabalho, exemplo e determinação. Sabemos que o exemplo arrasta, pois sigo comprometido com todas as entregas determinadas pelo governador Helder. A cada 5 dias há entrega para sociedade ou trabalhadores. Ano passado houve greve que durou quase 90 dias e esse ano, desde que assumimos em fevereiro, estamos dialogando com os sindicatos e conseguimos com recursos da Companhia conceder o reajuste de 6% no salário e quase 20% no ticket alimentação”, enfatizou José Fernando Gomes Jr., Presidente da Cosanpa.

 

 

 

 

 

 

 

Um passo importante passo dado pelo Governo do Pará em favor da Companhia, foi a assinatura do Termo de Transação Tributária que reduziu em 86% os débitos da Cosanpa, inscritos na Dívida Ativa da União. O acordo foi feito junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e será pago em até 60 e 120 meses, o que representa um marco histórico, pois haverá uma economia de cerca 1,1 bilhão de reais à Cosanpa, como efeito, aos cofres públicos, já que o Estado do Pará é o principal acionista.

“O que me incomodava ao chegar aqui na Cosanpa era a dívida tributária da empresa, mas trabalhamos em time, reunimos com o Procurador Geral do Estado, Ricardo Sefer, e vínhamos conversando com a Secretaria da Fazenda também, além do Conselho da Companhia sobre o acordo da transação, que com ele, tiramos do nosso balanço quase 1 bi e as parcelas serão pagas pelo Estado.

Nesses 100 dias da nova gestão, podemos destacar ainda a redução de reclamações dos usuários em 30%, a expansão do programa social “Água Pará” que está alcançando diversos municípios. Foi fechado um acordo com o “Águas do Guamá”, melhorando o sistema com as substituições em PEAD, oferecendo assim, água de qualidade à população. Também neste período, houve o chamamento de aprovados em concursos e PSS. Novas convocações devem acontecer este ano.

Veja mais

Campanha de renegociação de débitos ‘Conta com a Cosanpa’ inicia terça-feira (19)

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai iniciar, nesta terça-feira (19), a campanha ‘Conta …