A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está investindo na melhoria do abastecimento em Santarém, na região de integração do Baixo Amazonas, com a realização de atividades de limpeza e desinfecção nos poços do município, beneficiando mais de 216 mil consumidores.
A execução dos serviços irá contemplar todos os sistemas de abastecimento da cidade até o final de outubro. A cada semana, uma área do município de Santarém é selecionada. Os sistemas Salvação, Irurá, Livramento e Júlia Passarinho já receberam as ações de higienização.
“Tem muita gente trabalhando para garantir a qualidade do serviço. A limpeza dos poços vai desobstruir os filtros, o que vai, automaticamente, aumentar o volume de água, além de garantir que esteja limpa e 100% higienizada”, pontuou Carlos Pedroso, coordenador técnico de água da Cosanpa.
O processo de limpeza é feito com uma escova giratória que chega até a altura dos filtros. A próxima etapa é a da aplicação de cloro para a higienização e desinfecção. Em seguida, os técnicos fazem a filmagem do poço para a verificação da estrutura e instalação da bomba. O planejamento também inclui a troca da tubulação de sucção por um material mais resistente, o mangote.
Na casa do professor Arnaldo Pires, morador do Residencial Salvação, onde os trabalhos já foram concluídos, os moradores estão satisfeitos com as mudanças. “Sem dúvida, essa limpeza ajudou muito a melhorar o serviço aqui no bairro. A água está mais forte nas torneiras”, disse.
Segundo o gestor da Cosanpa na região do Baixo Amazonas, as ações fazem parte de um planejamento após avaliações das equipes técnicas da Companhia.
“Poder realizar serviços de melhorias em Santarém é muito importante para todos nós, principalmente porque representa avanço na qualidade do abastecimento”.