Equipes técnicas da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), do setor de Assessoria de Programas Sociais da Companhia, realizaram diversas atividades alusivas ao “Setembro Amarelo”, mês dedicado aos cuidados com a saúde mental.
Entre a extensa programação realizada em diversas escolas, estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Dom Pedro I, no bairro de Val de Cans, em Belém, participaram da palestra “Setembro Amarelo, prevenção ao suicídio”, momento em que puderam dialogar e entender melhor sobre a temática, com profissionais da área capacitados.
“Tivemos o apoio da Cosanpa para com a abordagem do tema que é muito importante, já que muitos não têm a devida noção e dimensão sobre o assunto, assim como sobre a valorização da vida que é primordial para todos nós, e em como lidar com a situação perante aos familiares e amigos”, disse Ana Cristina diretora da escola.
“Nós, do segundo ano do ensino médio, tivemos essa palestra sobre o “Setembro Amarelo” e prevenção ao suicídio, que é muito boa para que possamos entender, já que assim falamos sobre os nossos sentimentos e nos cuidamos mais com atenção”, disse o estudante Orton Silva.
Colaboradores
Colaboradores da Cosanpa também compartilharam experiências e puderam entender melhor sobre o tema com uma programação especial no edifício sede da Companhia, partindo do princípio em que a prevenção não se limita apenas à rede de saúde e sim de fatores que corroboram e podem impedir a detecção precoce de alguma situação vulnerável.
“Para gente é importante todo esse momento de esclarecimento, pois nem todos possuem esta noção de alguém que precisa de ajuda. Agora ficou mais esclarecido para onde devemos buscar ajuda por exemplo. Com uma abordagem muito boa, é a primeira vez em muitos anos de trabalho na Cosanpa que participo de algo tão relevante para o dia a dia, pois um colega ou familiar ao lado, pode estar precisando de ajuda e agora saberemos como socorrer e ajudar”, disse Ivone Cardoso, servidora da unidade executiva de administração de pessoas da Cosanpa.
A Cosanpa prioriza a execução de ações de engajamento e bem-estar aos seus funcionários, para que assim também desempenhem as suas atividades com presteza e dedicação.
“Nos empenhamos cada vez mais na Cosanpa para que sempre essas ações sejam realizadas em prol de benefícios aos nossos colaboradores, para que assim, exerçam o seu papel como agente multiplicador de boas novas, não apenas dentro da empresa, mas na sociedade, cumprindo o seu papel, como pessoa e profissional com aquilo que é de sua competência, efetividade e zelo”, disse José Fernando Gomes Jr, presidente da Cosanpa.
As ações da Cosanpa se estenderam às unidades em que funcionam atendimento ao público ou somente escritório. Para que de forma ampla, todos os colaboradores pudessem participar.
“Este mês a temática que trouxemos foi a respeito da prevenção ao suicídio no ambiente de trabalho, com dinâmicas interativas para que todos participassem de forma ativa. Dessa forma também o assunto é questão de saúde pública, pois é importante que todos tenham acesso à saúde e lazer. As pessoas que cometem atos contra a vida ou têm essa vontade querem acabar com o seu sofrimento, por isso devemos nos aproximar, escutar e acolher da melhor maneira”, ressaltou Manuela Correia, psicóloga da Cosanpa.