A Companhia de Saneamento do Pará (CDP) trabalha na ampliação e modernização do Sistema de Abastecimento de Água do CDP, em Belém. As obras já estão com 41,86% do projeto concluído e seguem em reta final das construções civis. Após esta a conclusão desta etapa, segue para os projetos elétricos e hidráulicos.
Ao todo, mais de 74 mil pessoas serão beneficiadas com a obra que vai atender os bairros do Barreiro, Maracangalha, CDP, conjuntos Paraíso dos Pássaros, Providência, Promorar e Miramar. O trabalho tem como objetivo otimizar o sistema, como a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) compacta que tem capacidade de tratamento de 1.400 m³/h, base do concreto, leitos de secagem, aproveitamento da Estação Elevatória de Água Tratada, que vai ser operada quatro conjuntos motor-bomba, subestações elétricas e a implantação dos sistemas de automação, comunicação e lógica.
O projeto também conta com a perfuração de 2 poços profundos na área, o que vai acrescentar cerca de 500m³/h de água no abastecimento. Um dos poços já começou a ser perfurado e deve ficar pronto já nos próximos meses. Logo em seguida, será construída uma adutora que vai levar água para o tratamento no sistema de abastecimento que será distribuído aos moradores.
Automatização do Sistema Operacional
A tecnologia aplicada vai trazer mais eficiência e controle operacional, além de reduzir a necessidade de mão de obra. “Essa tecnologia em um Sistema de Abastecimento de Água oferece eficiência ao controlar automaticamente o fluxo de água, monitorar níveis e detectar vazamentos. Isso resulta em economia de recursos, detecção rápida de problemas e melhoria na distribuição, garantindo um fornecimento mais confiável e sustentável”, concluiu o diretor de expansão e tecnologia da Cosanpa, Hélio Brazão.