Obras da Cosanpa fortalecem o abastecimento de água em Santarém

Representantes do NDB conheceram a situação fiscal do Estado. Atual gestão ampliou a receita própria e o controle de gastos, mantendo o equilíbrio financeiro.

Foto: Divulgação

Representantes da Secretaria da Fazenda do Pará (Sefa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e do New Development Bank (NDB) reuniram-se nesta segunda-feira (24) em Belém, para discutir o contrato de financiamento do Projeto de Desenvolvimento de Saneamento do Pará (Prodesan Lagos), que visa aprimorar o abastecimento de água e a rede de tratamento de esgoto sanitário na Região Metropolitana de Belém.

O NDB é uma das instituições co-financiadoras do projeto, juntamente com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e o Governo do Pará. O Prodesan Lagos vai investir 125 milhões de dólares na preservação das microbacias urbanas e áreas de recarga dos lagos Água Preta e Bolonha, que abastecem cerca de 80% da população de Belém e Ananindeua, além da construção de uma nova estação de tratamento de esgoto que irá beneficiar mais de 120 mil moradores de bairros próximos ao Parque Estadual do Utinga.

Foto: Divulgação

No encontro, realizado na sede da Sefa, o secretário René Sousa Júnior apresentou a situação fiscal do Pará. Explicou que desde 2019 o Governo vem aumentando os valores do investimento, buscando ampliar obras e serviços públicos, e que o Estado ampliou a receita própria ao mesmo tempo, em que controla os gastos, mantendo o equilíbrio financeiro.

Participaram da reunião, além do secretário da Fazenda, o presidente da Cosanpa, José Fernando Gomes Junior e o coordenador-geral do Prodesan Lagos, Ronaldo Bitar; o secretário adjunto do Tesouro, Lourival Barbalho Junior e o diretor de Gestão Contábil e Fiscal da Sefa, Paulo Paiva.

Foto: Divulgação

O líder da missão pelo Banco, Ninad Rajpurkar, do Departamento de Setor Público do NDB informou que o grupo vai apresentar um relatório com as diretrizes definidas na viagem. Após a conclusão da negociação, o contrato será submetido ao Governo Federal, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional, e ao Congresso Nacional.

Programas sociais da Cosanpa capacitam moradores do oeste paraense

Companhia de Saneamento do Pará beneficia cerca de 400 pessoas em 1 ano Foto: DivulgaçãoO …