A Companhia de Saneamento do Pará, Cosanpa, através da Assessoria de Programas Sociais, realizou no período de 04 a 15 de janeiro, o curso de eletricista predial para lideranças comunitárias do bairro da Sacramenta em Belém. O curso foi oferecido como parte do processo de integração social dos moradores da área do entorno da Bacia do Una, onde acontece a obra de uma Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE-UNA, financiada pelo Governo do Estado e Governo Federal via Caixa Econômica Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.
No total, 25 alunos participaram do curso de eletricista predial. A intenção da Assessoria de Programas Sociais da Cosanpa é a criação de emprego e renda, implantando programas sócio-educativos de qualificação e capacitação profissional.
Segundo as coordenadoras do curso, Noemy Martins e Dayane Monteiro, esse tipo de iniciativa é muito importante dentro das comunidades, para que se possa levar um curso de qualidade e de graça, para quem quer ter uma profissão e ingressar no mercado de trabalho. Ao final do curso, os alunos tem direito a um certificado.
Para a dona de casa Railena Araújo de 34 anos, o curso é uma conquista. “Esse tipo de projeto é muito importante, para mim, esse curso significa um grande passo, uma conquista, já que o mercado é muito preconceituoso, principalmente nesse setor que é dominado pelos homens”.
Obra-A Estação de Tratamento de Esgoto da bacia do Una, ETE -UNA está sendo construída no bairro do Telégrafo em Belém. A obra vai beneficiar mais de 87.000 habitantes na primeira etapa. O valor total do investimento é de R$ 68.254.942,55.