Cosanpa inicia ações para melhorar abastecimento em Canudos

rede aberta -geral

 

Com o objetivo de melhorar um cenário problemático no bairro de Canudos em Belém, a Companhia de Saneamento do Pará, Cosanpa, iniciou um conjunto de ações. Uma delas foi a normalização da vazão de chegada da Estação de Tratamento de Água (ETA) de São Brás, ocasionando disponibilidade de água para ser usada, na área do 6º Setor que abastece os bairros de São Brás, Fátima, Canudos, parte da Pedreira e Marco. Também foi executada, a vedação da coluna de abastecimento do reservatório elevado, pois assim, foi possível alcançar a pressão de 22 m.c.a (metros de coluna de água).

Ray “Com isso conseguimos elevar a pressão na saída do Sistema do 6º setor de 18 para 22 m.c.a e dar regularidade no ao sistema, possibilitando assim uma melhora no abastecimento da população”, informou o Gestor da Unidade Sul da Cosanpa, Ray Dayvd Matos.

O bairro de Canudos vinha sofrendo com as frequentes oscilações do sistema, uma área que por sua vez, sentia essa variação com mais ênfase, era a Avenida Cipriano Santos, entre Travessa Juvenal Cordeiro e Passagem Eduardo. Este trecho pertence ao 6º Setor de Abastecimento da Cosanpa e faz limite com o 7º Setor de Abastecimento. Este limite físico ocorre tendo como ponto de referência o Canal do Tucunduba.

Essas zonas de transição de setores, algumas vezes apresentam uma pressão baixa, ou em casos extremos até uma possível precariedade, justamente por estarem geograficamente mais distantes do setor de abastecimento. Outros fatores são as ligações clandestinas, o uso de bomba instalada diretamente no ramal predial, esse tipo de instalação acaba por despressurizar ainda mais as redes de abastecimentos da área.

Posteriormente a estas ações se fez necessário a localização e operacionalização de registros de controle de fluxo e pressão das redes de distribuição e abastecimento, que antes não eram explorados em sua totalidade, devido a existência de cenário mais favorável. Neste período, muitas áreas passaram a apresentar problemas, principalmente próximo a Avenida Cipriano Santos, assim como em suas transversais, onde constantemente ocorria baixa pressão, sendo como o trecho mais crítico entre a Travessa Juvenal Cordeiro e a Passagem Eduardo.

A equipe técnica da UNISUL foi a campo aferiu pressão e identificou que a no sentido do trânsito, o lado direito da Avenida Cipriano Santos, no trecho entre Juvenal Cordeiro e Passagem Eduardo, assim como a passagem Leal o ponto mais extremo, apresentam uma variação de pressão de 1,0 a 0,0 m.c.a sem água. Subsequente a isso, foi localizado o registro instalado na rede, situado na esquina da Travessa Juvenal Cordeiro com a Avenida Cipriano Santos, que se encontrava reduzido, com apenas duas voltas abertas. Á montante deste registro foi aferida uma pressão de 5,0 m.c.a. Importante salientar que o referido registro fica num ponto de declive, e uma das suas funções era balancear a pressão da área.

“Com o objetivo de tentar melhorar o abastecimento nessas áreas, abriram-se todas as voltas da Tv Juvenal com a Cipriano e logo, o reflexo foi positivo tendo um ganho de 3,00 a 2,00 m.c.a nos imóveis, que se encontravam sem água, passando a ter o abastecimento normalizado após essas ações”. Conclui Ray Matos.

Veja mais

Campanha de renegociação de débitos ‘Conta com a Cosanpa’ inicia terça-feira (19)

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai iniciar, nesta terça-feira (19), a campanha ‘Conta …