A Assessoria de Programas Sociais da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) distribuiu o selo “Amigo do Meio Ambiente” aos barraqueiros da Praia do Atalaia, em Salinópolis, neste terceiro final de semana de julho. A campanha de conscientização ambiental também entregou material educativo aos veranistas e sacolas de lixo. “O objetivo é reduzir a quantidade de lixo deixado na praia e criar uma atitude mais consciente entre os banhistas”, explicou a coordenadora social da Cosanpa em Castanhal, Claudia Lima. Segundo ela, a campanha foi muito bem recebida pelos veranistas e comerciantes de Salinópolis.
A ação também chegou às praias do Farol e do Chapéu Virado, na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém. “Os proprietários de barracas aderiram em massa ao projeto e se tornaram ‘amigos do meio ambiente’, fazendo do selo uma atração a mais para suas barracas”, ressaltou a assessora de Programas Sociais da Cosanpa, Lene Oliveira. Pelas ruas de Mosqueiro houve distribuição do material educativo e ventarolas com dicas sobre o uso racional da água.
Já em Marabá, na praia do Tucunaré, os veranistas que geralmente ficam com as cadeiras e mesas dispostas dentro do rio receberam sacolas padronizadas de lixo. “A ideia é justamente incentivar os banhistas a não lançarem o lixo na água e evitar a contaminação do rio”, acrescentou Lene Oliveira.
“O selo ‘Amigo do Meio Ambiente’ é a contribuição da Companhia de Saneamento do Pará para um verão mais ecológico e menos prejudicial ao meio ambiente. É uma forma que nós criamos de envolver a população com a questão ambiental”, explica o presidente da Cosanpa, Abraão Benassuly.