REUNIÃO ENTRE COSANPA E DEFENSORIA DEBATE TARIFA DE ÁGUA

Na manhã desta quarta-feira, 1º de novembro, a Defensoria Pública do Estado do Pará, representada pelo Núcleo de Atendimento ao Consumidor (Nucon), se reuniu com representantes da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) com o intuito de discutir sobre a apresentação de soluções para o reajuste da tarifa de água.

Em junho deste ano, foi deferida a tutela provisória de urgência pedida pelo NUCON, suspendendo o reajuste de 35% na conta de água, aprovado em maio, sendo determinado pelo juiz que houvesse um reajuste provisório de 17,5% na tarifa.

A partir disso, a Defensoria Pública e a Cosanpa estão em conjunto discutindo sobre o reajuste de 17,5% a ser aplicado sem causar grandes prejuízos para a população, nem para a empresa, que está com déficit orçamentário. Dessa forma, as instituições estão trabalhando para que se tenha uma solução.

Na reunião, foi deliberado que a Cosanpa apresentará para Defensoria Pública do Estado uma proposta de parcelamento, do valor correspondente aos 17,5%, juntamente com um Plano de Investimento, sobre as obras, manutenção de sistemas, etc.; e, também, melhorias para o consumidor paraense. Deverá ser apresentado um Canal Direto da Cosanpa com a Defensoria Pública, com o intuito de reduzir o tempo de contato entre a empresa e a instituição, procurando, dessa maneira, melhor atender os assistidos.

Também foi acordado que a empresa deverá apresentar um Plano de Mídia que esclareça os direitos do consumidor. Para o coordenador do Nucon, Cassio Bitar, este plano se faz importante para que a população esteja ciente das medidas tomadas pela empresa, visto que a sociedade tem direito à informação. “Hoje se fala muito sobre direito do consumidor, e, também, direito à informação. Algumas vezes, uma informação equivocada ou falta esclarecimento pode causar um mal entendido”, esclarece o defensor público.

Também estavam presentes na reunião o defensor público atuante do Núcleo do Consumidor, Rodrigo Ayan; os advogados da Cosanpa, Camila Portella e Felipe Kauffmann; e o engenheiro civil da Cosanpa, Eduardo de Castro.

Fonte: site da Defensoria Pública do Pará

Texto: Alana Menezes

Fotos: Bianca Leão

 

Veja mais

Cosanpa monitora abastecimento nos bairros centrais de Santarém

Realizado continuamente, serviço fortalece o abastecimento e mantém o equilíbrio hidráulico da rede Foto: Divulgação …