Obra de R$ 180 milhões do Governo do Estado já apresenta melhorias no município
Seguem em ritmo acelerado as obras de implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água de Santarém, na região do Baixo Amazonas. Neste mês de setembro, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), alcançou novas etapas do projeto que proporcionará maior qualidade de vida com água potável para os moradores do oeste do Estado.
“Os trabalhos seguem com a recuperação dos reservatórios apoiados do Nova República, Irurá e Conquista, além da construção do muro do centro de reservação do Maicá”, explicou a engenheira responsável pela obra, Marília Contente.
O projeto contempla a construção de 13 poços profundos (250m), 03 casas de química, construção de 07 reservatórios apoiados (RAP) e revitalização de dois, no total de 2450 m³, edificação de 03 reservatórios elevados (REL) e revitalização de um, no total de 1.200 m³, além da implantação de adutora de água tratada e outra de água bruta. As obras entregarão também mais de 25 mil ligações domiciliares, com a implantação de 18.287 hidrômetros.
Os investimentos no município estavam paralisados desde 2016 e quem sofria esses impactos era a população local, que há anos aguardava melhorias no sistema de água e atendimento de esgoto. Em outubro de 2019, a execução dos serviços de saneamento foi retomada.
De acordo com a Cosanpa, o projeto é um investimento de quase R$ 180 milhões, do Governo do Pará, em benefício de 150 mil habitantes de Santarém. A entrega do sistema de abastecimento de água está prevista para junho de 2024.