A caravana do programa social “Água Pará” realizou 704 novos cadastros nos municípios de Santa Maria do Pará e Nova Timboteua referentes ao programa do Governo do Estado, que é executado pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em benefício de pessoas vulneráveis, garantindo a quitação da conta de água.
Para o coordenador operacional do programa, Robson Querino, as ações nos municípios garantiram o cadastro de centenas de pessoas, que já buscavam pelo benefício. “Tivemos um resultado satisfatório, pois conseguimos, na hora, validar os usuários aprovados para que recebessem o seu benefício logo e por isso agradeciam bastante pela oportunidade, assim como o Governo do Estado, por ser uma ajuda importante neste momento. Agora seguiremos para os municípios de Salinópolis e Peixe Boi, na região nordeste”, enfatizou Querino.
Na ocasião, 221 usuários da Cosanpa também puderam renegociar dívidas, evitando que o seu consumo de água não viesse a ser prejudicado.
Cadastro- Para ser beneficiado é necessário ter inscrição no Cadastro Único (CadÚnico), e o registro da conta de água com a mesma titularidade do CPF. Para as famílias que têm registro no CadÚnico e são clientes da Cosanpa, basta comparecer a um dos polos, com os seguintes documentos: originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa, comprovante de residência, cartão do Programa Bolsa Família ou resumo do CadÚnico.
Programa Social – O Programa “Água Pará”, lançado em setembro de 2021, continua transformando ainda mais a vida da população, beneficiando famílias de baixa renda com o custeio da conta de água. O Governo do Pará paga o consumo de até 20 metros cúbicos (equivalente a 20 mil litros de água) por mês, e as famílias recebem as contas quitadas.
Em 2022 foram realizados mais de 142 mil cadastros, feito que já alcançou mais de 643 mil pessoas com o programa e que hoje recebem água tratada em suas residências com as contas pagas.