Cosanpa sedia debate de destinação de resíduos sólidos

_MG_0009Nesta terça – feira (22) no auditório Inácio Gabriel, no prédio sede da Companhia de Saneamento do Pará ( Cosanpa) várias autoridades se reuniram para um debate sobre a construção coletiva da política estadual de resíduos sólidos.

Noêmia Jacob da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas esclareceu que  ” isso vem sendo discutido desde 2013, com o lançamento da política de saneamento. Começamos a construir os planos estaduais de saneamento com o plano de resíduos sólidos e esse diagnóstico do plano vem a criação da política de resíduos sólidos que deu uma diretriz para todos os municípios.”

Por isso, as secretárias e demais órgãos fizeram esse estudo como parte desse plano para fazer uma proposta de política, que já foi discutida no âmbito do Conselho Estadual das Cidades na Câmara Técnica de Saneamento e nesse momento que se está vivendo uma reunião de todas as secretarias do estado com Ministério Público Estadual e o Conselho Estadual de Meio Ambiente – Poema.

Dentro desse tema, o grande desafio do estado, segundo a secretária da Sedop é a erradicação dos lixões a céu aberto, a questão da política de sustentabilidade, aterros sanitários e de educação ambiental. “a população tem que  compreender que ela não pode desperdiçar o lixo que produz pois o mesmo pode servir para uma indústria ou para outra situação cujo objetivo maior dessa questão, mas principalmente que a gente pode ter é uma conscientização de que isso afeta a saúde da população”, esclarece Noêmia.

O Promotor do Ministério Público, Raimundo Moraes disse que o trabalho da política de saneamento já é feito pelo estado e o Ministério Público Estadual só acompanha o processo de atendimento diretamente com os consórcios relacionados a contribuir para que essa política de saneamento se torne cotidiano nas atividades dos municípios do Pará.