Cosanpa realiza testes com caminhão hidrojateador na rede de esgotamento sanitário de Santarém

A equipe técnica da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está realizando testes com o caminhão hidrojateador, adquirido para a unidade de Santarém, no oeste Paraense, que vai auxiliar na limpeza da rede de esgotamento sanitário. O equipamento será utilizado inicialmente no Residencial Salvação, no bairro do Santarenzinho, para atender a 3.081 famílias inseridas neste programa habitacional. Em seguida, os serviços serão estendidos aos demais bairros da cidade.

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com a assessora de Regulação e Novos Negócios da Companhia, Renata Maneschy, os testes também consistem em treinamento com a equipe que atua na unidade. Esse equipamento realiza processo de limpeza de galerias de rede de esgoto pluvial, caixas de gordura, poços, áreas inundadas, caixas d’água, caixas de inspeção, canaletas, condensadores, condutores de saída, caldeiras, colunas de destilação, desgaseificação de tanques, desobstrução de dutos, roletes, resfriadores, trocadores de calor, entre outros por meio do jato de água com pressão, que varia entre baixa, alta e ultra-alta.

O gerente da Unidade de Santarém, Francisco Vanderley Lopes, informou que o hidrojateador vai desobstruir toda a rede de esgotamento, tanto com pressão de água ou sucção para puxar resíduos. Segundo Lopes, ele é necessário porque às vezes há problemas de entupimento no esgoto de residências, a partir da ligação da calçada do morador até o esgoto central, que passa no meio da rua, principalmente no Residencial Salvação.

“Esse hidrojateador é para que possamos manter a rede limpa e desobstruída, evitando o transbordo de esgoto sanitário no meio da rua, causando transtorno para a população”, completou.

Reunião – Além dos testes com o hidrojateador, representantes da Cosanpa e Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), reuniram-se com a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon) para analisar a prestação do serviço de água e esgoto no município. Segundo Renata Maneschy esta é uma reunião mensal para avaliar e corrigir possíveis distorções.

“Estamos trabalhando com a Seminfra e a Arcon um levantamento de toda a rede de esgoto para fazer a limpeza com o hidrojateador. Facilita muito a coleta do esgotamento sanitário”, disse.

Veja mais

Campanha de renegociação de débitos ‘Conta com a Cosanpa’ inicia terça-feira (19)

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) vai iniciar, nesta terça-feira (19), a campanha ‘Conta …