Cosanpa participa de evento em alusão ao Dia Internacional do Consumidor

Em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor, o Núcleo de Defesa do Consumidor (Nucon), da Defensoria Pública do Estado do Pará, realizou na última quinta-feira, 15 de março, um evento para atender casos de consumo atendidos pelo Núcleo. Foram agendadas 80 audiências de conciliação com a Unimed, Centrais Elétricas do Pará (Celpa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e a Crefisa, para resolver extrajudicialmente as demandas dos assistidos, bem como, foi disponibilizado para o público-alvo orientações sobre educação financeira, a fim de evitar o superendividamento.

Além dos atendimentos, foi distribuída a Cartilha do Consumidor, que é um manual de orientação com uma linguagem simples e acessível para que os usuários estejam informados sobre seus direitos. Em 2017, o Núcleo de Defesa do Consumidor realizou mais de 10 mil atendimentos nas diversas áreas de atuação, além de realizar mais 100 conciliações mensalmente.

O coordenador do Núcleo, defensor público Cássio Bitar, explicou a importância da comemoração do Dia Internacional do Consumidor para o Núcleo. “Nós comemoramos essa com atendimento ao público. Hoje é um dia em que realizamos 80 audiências de conciliação, com muitos parceiros, buscando tentando resolver os problemas das pessoas de forma extrajudicial, evitando, assim, a propositura de ações judiciais. O propósito foi o de disponibilizar, também, orientações sobre educação financeira e planejamento econômico familiar, com o intuito de evitar um grande fenômeno que acontece nas famílias brasileiras hoje que é o superendividamento”, disse.

Uma das atendidas no mutirão foi a aposentada Ana Maria, que veio participar de uma audiência de conciliação com a Unimed Belém. Ela reclamou ao Nucon dos altos valores cobrados pelo plano de saúde. “Eu sou aposentada e a minha aposentadoria não acompanha esses aumentos do plano de saúde. Chega a um ponto que se torna uma bola de neve e a gente não consegue mais pagar. Então eu procurei a Defensoria, já que não tinha condições de pagar um advogado para ver se há uma solução”, afirmou.

O Diretor de Mercado da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), João Barral, destacou a importância do evento. “Outra coisa que é muito importante é agradecer à Defensoria Pública, que tem sido nossa grande parceira, no sentido de se aproximar cada vez mais do seu cliente, porque diferente do que muitas pessoas pensam, nós queremos sim fazer a conciliação com aquelas questões que, por ventura, possam existir ou algum problema com fornecimento, cobrança de conta, como tem acontecido em algumas vezes.”, relatou.

Texto: Rondeny Campos, Camen Palha e Rodolpho Henriques

Fotos: Matheus Nogueira

(Defensoria Pública do Estado)

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